Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bruxelas abre mais um museu dedicado às histórias em quadrinhos

Bruxelas,O MOOF (Museum of Original Figurines), primeiro museu da Europa dedicado aos personagens de história em quadrinhos, abrirá suas portas ao público nesta quinta-feira com uma coleção que inclui peças únicas no mundo inspiradas nos quadrinhos belgas, europeus, americanos e japoneses.

Nascido da iniciativa de dois grandes colecionadores belgas, o MOOF quer dar um novo enfoque aos museus de histórias em quadrinhos permitindo ao visitante 'ver os personagens em três dimensões e inclusive tocá-los', segundo disse nesta quarta-feira à Agência Efe o curador do museu, Jean-Pierre Vanhemelryck.

A coleção cobre todas as épocas e estilos, desde publicações do início do século XX como 'Le Journal de Tintin' e 'Le Journal de Spirou' até os atuais 'Blacksad', 'Corto Maltese' e 'The Spirit'.

Situado no centro de Bruxelas, o MOOF exporá inicialmente cerca de 800 peças distribuídas em 1,2 mil metros quadrados, mas em seus arquivos já armazena cerca de três mil obras.

Dentre elas se destaca uma estatueta de Milu, o cachorro de Tintim, mumificado dentro de um sarcófago, uma peça de quase um metro de altura feita à mão e inspirada em 'Os Charutos do Faraó', a única no mundo.

'É nossa Mona Lisa, sem dúvida a peça mais valiosa do museu', afirmou Vanhemelryck, que explicou que esta foi fabricada de forma artesanal antes que a Moulinsart, companhia que possui todos os direitos sobre a obra de Hergé, começasse a produzir estatuetas de Tintim em série.

Outras peças em destaque são as réplicas em tamanho real de Tintim, Capitão Haddock, Professor Girassol e do próprio Milu com o traje de astronauta; um Smurf gigante criado para um sorteio do Unicef e bustos em bronze de Asterix e Obelix, que podem chegar a um valor de US$ 600 mil em leilões.

A maioria das peças expostas foi comprada em leilões, diretamente dos artesãos ou das companhias fabricantes, explicou Vanhemelryck. Seu valor é estimado de acordo com o número de peças da série original, e se foram modeladas e pintadas à mão ou produzidas de forma industrial.

Além de estatuetas entre 2 e 248 centímetros, o MOOF expõe algumas pranchas originais, cópias de revistas e primeiras edições, entre outros objetos de colecionador.

O museu oferece um percurso temático distribuído por personagens, autores e épocas. As maiores salas estão dedicadas a Spirou, Tintim e os Smurfs, enquanto os quadrinhos americanos e o mangá contam com espaços especiais.

Uma sala de projeção permite ver algumas das primeiras adaptações de Tintim e os Smurfs, realizadas pelo estúdio belga 'Belvision'.

Assim, o MOOF aspira se transformar em visita obrigatória na Bélgica para os amantes de quadrinhos, junto do Centro Belga da História em Quadrinhos (CBBD) de Bruxelas e o Museu Hergé, situado em Louvain la Neuve, ao sul da capital. EFE

Segunda parte do Rock in Rio tem 4 dias de pop, rock e metal

Rio de Janeiro, Com uma programação que inclui desde o metal dos Guns N'Roses ao ritmo contagiante de Shakira, passando por uma esperada apresentação do recordista em prêmios Grammy Stevie Wonder, o Rock in Rio inicia a partir desta quinta-feira sua reta final com quatro dias de shows.

Após três dias de intervalo, a Cidade do Rock retoma nesta quinta-feira o pulso do pop com a americana Ke$ha, que apresentará a canção 'Tik Tok', número 1 das paradas em 11 países.

No palco Mundo, Stevie Wonder fará o show mais aguardado da noite e, ao lado de Jamiroquai, será um contraponto ao pop de Ke$ha em um dia que ainda trará as apresentações de Joss Stone e Janelle Monáe.

Shakira, que na próxima edição do Grammy Latino será homenageada com o prêmio Pessoa do Ano, será a grande atração da sexta-feira e levará a multidão ao delírio com seu já famoso movimento de quadris.

Antes dela, Lenny Kravitz subirá ao palco para apresentar seu último trabalho, 'Black And White America', uma efervescente fusão de gêneros e estilos. Entre as atrações brasileiras desta noite, os destaques ficarão para Ivete Sangalo, Céu e Marcelo D2.

O fim de semana começará com os mexicanos do Maná, que tocarão ao vivo pela primeira vez 'El Verdadero Amor Perdona', o terceiro single de seu último álbum, 'Drama y Luz'.

A apresentação do Coldplay, banda liderada por Chris Martin, está cercada de expectativa pela possibilidade de que os britânicos toquem parte de 'Mylo Xyloto', título escolhido para seu quinto álbum de estúdio, que já teve antecipadas faixas como 'Paradise' e 'Every Teardrop is a Waterfall'.

Outra atração do sábado será Maroon 5, chamados de última hora para substituir Jay-Z.

O último dia desta edição do Rock in Rio terá o metal com personagem principal, com shows de System of a Down e Evanescence. O grande destaque, no entanto, serão os americanos dos Guns N'Roses, um dos símbolos do festival por suas três participações anteriores, que fecharão o evento. EFE

Febre do ouro contagia Fashion Week de Milão

Por Antonella Ciancio

MILÃO (Reuters) - Estilistas despejaram ouro nas passarelas de Milão nesta semana, com coleções ricas em acabamentos metálicos e feitas para atrair compradores que mantêm a indústria do luxo à tona em tempos austeros.

Empresas de bens de luxo na Fashion Week de Milão estavam relutantes em falar sobre crescimento em 2012, mas disseram que a demanda de mercados emergentes como a China poderia ajudar a indústria a sair da recessão, que surge da crise na zona do euro e da malaise econômica global.

'Não posso fazer previsões para o próximo ano dada a atual situação econômica,' disse à Reuters Michele Norsa, executiva chefe da marca de sapatos Salvatore Ferragamo antes de um desfile na bolsa de valores de Milão.

A coleção do decano da moda Giorgio Armani exibiu calças finas debaixo de vestidos mais longos, um visual em camadas que alguns especialistas dizem que pode visar mulheres do Oriente Médio e da China.

A indústria da moda, uma das principais contribuições para a economia italiana, deve gerar quase 63 bilhões de euros (86 bilhões de dólares) este ano, apenas 4 por cento acima de 2010, depois que a Câmara da Moda da Itália reduziu pela metade suas previsões. No entanto, a demanda pela qualidade italiana continua alta entre os fregueses asiáticos, dizem especialistas.

'Os chineses adoram nosso estilo,' disse o presidente da Câmara da Moda, Mario Boselli, na inauguração do novo museu da marca de luxo Gucci em Florença.

A coleção primavera/verão 2012 da Armani também ofereceu jaquetas delicadas com ganchos pequenos ocultos para mantê-las fechadas, e vestidos de noite adornados com pequenos cristais translúcidos que lembravam gotas d'água.

'As mulheres podem ser românticas, mas também fortes,' disse Armani depois do seu desfile.

O comprimento das bainhas era curto nos desfiles de Versace e Roberto Cavalli, e maiores em Prada e Armani, os plissados apareceram em vários desfiles e temas como a Art Déco e Bauhaus rodopiavam em algumas coleções.

A estilista Miuccia Prada escolheu um tom mais tradicional e conservador para as mulheres, com casacos arredondados nos ombros com rosas de lã, e lembrou os anos 1950 com estampas de automóveis nos casacos, saias e vestidos, combinando com saltos que traziam desenhos de chamas.

'Quis uma mulher doce para o próximo verão,' disse Prada à Reuters nos bastidores de seu desfile.

Donatella Versace usou pregos em vestidos curtos em neoprene, enquanto jaquetas esculpidas faziam par com shorts e saltos altíssimos. Vestidos de Jersey tinham pregas e cristais.

A estilista da Gucci Frida Giannini marcou o 90o aniversário da marca com um tributo à Art Déco, um motivo também visto no desfile Cavalli. Giannini trouxe de volta os vestidos 'Charleston' dos anos 1920, com franjas lamê para a passarela misturadas com estampas de zebra ou tigre.

A coleção de Cavalli também se inspirou na Art Déco e no movimento alemão Bauhaus para um desfile brilhante, onde o ouro dominou a passarela.

Gucci celebra 90 anos abrindo 'museu do luxo'

FLORENÇA (Reuters Life!) - A grife Gucci inaugurou nesta semana o seu primeiro museu em um palácio florentino, 90 anos depois de o seu criador fundar uma empresa familiar de produtos de couro, inspirando-se na aristocracia inglesa.

Astros do mundo da moda apareceram para festejar a inauguração do museu em uma suntuosa cerimônia, na segunda-feira, na Piazza della Signoria, em Florença, onde fica o Palazzo della Mercanzia, do século 14.

'Unidos somos mais fortes', disse Ferruccio Ferragamo, presidente da consagrada marca toscana de calçados que leva o seu nome, durante a festa de inauguração do museu Gucci, que ocupa três andares do 'palazzo'.

Lá ficarão expostas peças famosas, como as bolsas 'bambu' que pertenceram a ícones como Jackie Onassis e Sofia Loren, ou vestidos de gala criados pela atual designer da grife, Frida Giannini, para as atrizes Hilary Swank e Naomi Watts.

O subsolo vai abrigar o arquivo da Gucci, uma imensa coleção de prêt-à-porter, acessórios e fotos.

'Quisemos criar uma pequena joia', disse Giannini à Reuters numa cerimônia com tapete vermelho no vizinho Palazzo Vecchio, a prefeitura de Florença, onde imponentes afrescos evocam a Renascença italiana.

(Por Antonella Ciancio)

Sistema de audiodescrição leva deficientes visuais ao teatro no Uruguai

Montevidéu, Graças a um novo sistema de audiodescrição implantado no Teatro Solís, no Uruguai, as pessoas com deficiência visual terão oportunidade de assistir pela primeira vez a peça teatral 'La Ramona', informou nesta terça-feira a tradicional sala de teatro de Montevidéu.

A sala Zavala Muniz, do Teatro Solís, um dos palcos mais prestigiados da capital uruguaia, oferecerá esse serviço somente nas sessões de sexta-feira. O serviço estará disponível de 30 de setembro até 25 de novembro.

'Temos uma quota disponível para atender, de maneira gratuita, até oito pessoas cegas e de baixa visão por função', explicou a instituição em comunicado, convidando o público para reservarem seus ingressos.

Esta iniciativa de sucesso envolve a Secretaria de Gestão Social para a Incapacidade da Intendência de Montevidéu, a Comédia Nacional, o Teatro Solís e a Fundação Braille do Uruguai.

A audiodescrição consiste na transmissão ao vivo de informação oral complementar 'para que a pessoa cega ou de baixa visão possa aproveitar plenamente os espetáculos teatrais', acrescenta o boletim.

Em março, o teatro realizou um teste com esse mesmo sistema durante a apresentação da Comédia Nacional no espetáculo 'O Doente Imaginário', de Jean Moliére.

Até o final do ano, os responsáveis pela iniciativa querem voltar a colocar em prática essa ação em um terceiro espetáculo, cuja obra ainda não foi definida.

'Doña Ramóna' é uma peça escrita pelo dramaturgo uruguaio Víctor Manuel Leites (Paysandu, 3 de março de 1933) e será apresentada no Teatro Solís todas as sextas-feiras, sábados e domingos até o final de novembro.

A história se passa no Uruguai de 1900, quando as convenções sociais e religiosas de uma família acomodada batem de frente com as reformas liberais do presidente José Batlle y Ordóñez (1903-1911), considerado o fundador do Uruguai moderno. EFE

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Grammy Latino elege Shakira a pessoa do ano

NOVA YORK (Reuters) - Os organizadores do Grammy Latino, o prêmio máximo da música latina, nomearam nesta segunda-feira a colombiana Shakira como pessoa do ano para ser homenageada na premiação anual, em novembro.

Shakira, que foi indicada a três prêmios Grammy neste ano, incluindo álbum do ano por 'Sale el Sol', será premiada não apenas por suas canções e performances, mas também por seu trabalho filantrópico através da Fundação Pies Descalzos.

'Estamos honrados em homenagear esta mulher dinâmica e socialmente consciente, cuja ilustre carreira tocou tantas pessoas em todo o mundo, tanto musicalmente quanto pessoalmente', disse em comunicado Gabriel Abaroa Jr, presidente da academia de gravação latina.

Shakira, de 34 anos, ganhou fama como cantora no início dos anos 1990, combinando rock, música latina e mediterrânea com sua dança original.

Em 1996, Shakira lançou 'Pies Descalzos', com os singles de sucesso 'Estoy Aqui' e 'Se quiere ...Se Mata'. Seu primeiro álbum internacional, Laundry Service, estreou em 2001 e tornou-se o álbum de maior sucesso da cantora até agora.

A fundação de Shakira se concentra em ajudar crianças pobres por meio da educação.

(Reportagem de Bob Tourtellotte)

Cirque du Soleil estreia em Hollywood homenagem ao cinema

Los Angeles (EUA),- Celebrando a estreia mundial do espetáculo 'Iris', uma homenagem à história do cinema, o Cirque du Soleil encantou o público de Hollywood em pleno teatro Kodak, mesmo palco da cerimônia do Oscar.

Realizado no último domingo, o evento serviu para apresentar oficialmente a nova aposta da conhecida companhia. No entanto, o espetáculo já estava aberto ao público desde julho.

Em definição do próprio Cirque du Soleil, 'Iris' apresenta uma poesia fantasmagórica para conduzir o espectador através em uma ampla viagem imaginária pela evolução do cinema, desde sua fundação como arte até a revolução do som.

'É nosso tributo a uma indústria do entretenimento incrível', disse Guy Laliberté, fundador da companhia. A estreia oficial de Iris também foi assistida pelo diretor James Cameron e as atrizes Vanessa Hudgens e Christina Hendricks.

A produção conta com música de Danny Elfman, compositor de inúmeros filmes de Tim Burton, como 'Alice no País das Maravilhas' e 'Edward Mãos de Tesoura', e direção de Philippe Decouflé, que destacou o elevado nível de atuação dos mais de 70 artistas participantes.

O espetáculo inclui vôos acrobáticos sobre as poltronas do teatro, assim como sequências de ação nos gêneros gângster, humor e romance, além de uma pequena paródia da entrega do prêmios Oscar.

Com uma produção avaliada em US$ 60 milhões, o espetáculo 'Iris' ficará em cartaz em Los Angeles até 31 de dezembro. EFE

'O Rei Leão' em 3D reina nas bilheterias americanas

Los Angeles (EUA),- A versão em 3D do filme 'O Rei Leão' dominou a bilheteria americana pelo segundo final de semana consecutivo e arrecadou US$ 22,1 milhões, deixando para trás o novo filme de Brad Pitt, 'Moneyball'.

Desde sua reestreia, ocorrida há dez dias, a animação arrecadou US$ 61,6 milhões. Apesar do valor do ingresso custar mais caro em versões 3D, o filme da Disney também apresentou a melhor média de público.

Já 'Moneyball', que narra a história da equipe de beisebol Oakland Athletics, estreou com US$ 20,6 milhões em bilheteria. No filme, Brad Pitt vive o diretor técnico Billy Beane.

Logo atrás, em terceiro, aparece o filme 'Winter, O Golfinho', com US$ 20,2 milhões. O filme acompanha a superação de um animal, que sofre amputação de sua cauda, mas volta a nadar graças ao trabalho de um ortopedista.

O longa-metragem 'Sem Saída', que foca o lado lutador do ator Taylor Lautner ('Crepúsculo'), também estreou neste final de semana e não teve um bom desempenho, arrecadando US$ 11,2 milhões. EFE

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

R.E.M anuncia fim da banda e divulga mensagem de despedida aos fãs

Los Angeles (EUA),- Para decepção dos fãs, que esperavam por uma nova turnê, a banda de rock americano R.E.M. decidiu se separar após 30 anos de carreira, informaram os integrantes do grupo através do site oficial.

'A todos nossos admiradores e amigos: como R.E.M. e como cúmplices de toda uma vida, decidimos por um ponto final na banda', afirmou o comunicado assinado pelo cantor Michael Stipe, pelo baixista Mike Mills e pelo guitarrista Peter Buck.

'Nós caminhamos com uma enorme sensação de gratidão, de dever cumprido, e de assombro por tudo o que foi conquistado. A todos aqueles que se emocionaram com nossa música, nosso mais sincero agradecimento por nos escutar', concluiu a nota.

Na conhecida discografia do R.E.M. se destacam álbuns clássicos como 'Out of Time' (1991), 'Automatic For The People' (1992) e 'Monster' (1994), que traziam 'hits' como 'Losing My Religion', 'Everybody Hurts', 'What's the Frequency, Kenneth?', entre outros.

Último álbum do grupo e 15º da carreira, 'Collapse Into Now' foi lançado neste ano e arrancou inúmeros elogios da critica, inclusive de Mike Mills, que considerou o disco como o melhor da banda desde o lançamento de 'Out of time' (1991).

Apesar de satisfazer o público e os integrantes da banda, o lançamento do álbum não foi suficiente para embalar o R.E.M., que anunciou seu fim antes da esperada turnê mundial. EFE

Exposição em Londres percorre 20 anos de pós-modernismo

Londres,- Arquitetura kitsch, móveis assimétricos e até mesmo o filme 'Blade Runner: O Caçador de Andróides' fazem parte da exposição 'Pós-modernismo: Estilo e Subversão (1970-1990)', apresentada nesta quarta-feira em Londres.

O museu Victoria & Albert de artes decorativas fecha com esta mostra, que vai de 24 de setembro até 15 de janeiro de 2012, o ciclo dedicado aos movimentos artísticos do século XX.

A exposição percorre duas décadas de produção criativa surgidas no início dos anos 1970 com os experimentos de escolas de artes plásticas e arquitetos como Frank Gehry e Philip Johnson.

A exposição sobre o pós-modernismo, que rompeu com as teorias artísticas anteriores aderindo a um caráter mais popular e comercial, começa com as obras dos precursores movimento, como as esculturas de Ettore Scottsass e as colagens de Robert Venturi.

As escolas de desenho de Milão, Alchymia e Memphis, das quais participou Scottsass, terão destaque especial na mostra que expõe seus móveis coloridos e assimétricos, com armários em forma de arranha-céus e abajures com rodas.

Como exemplo mais claro da influência do movimento pós-modernista no cinema, o clássico futurista de Ridley Scott, 'Blade Runner: O Caçador de Andróides', terá suas cenas exibidas, bem como peças de seu figurino.

Lançado em 1982, o filme é uma mistura de estilos como o noir e a ficção científica que se transformou em uma das características do movimento.

Sem nenhum tipo de complexo, o pós-modernismo fundiu as transformações artísticas modernistas iniciadas no século XIX com propostas ligadas à cultura de massa agregando figuras populares como djs, drag queens e celebridades pop, que também encontram seu espaço na exposição refletidas na seção dedicada aos videoclipes do canal televisivo 'MTV'.

Os desenhos do estilista Karl Lagerfeld para a grife Channel e a escultura de Luis XIV do artista e ex-banqueiro Jeff Koons, também podem ser vistos.

Fechando a exposição, a obra de 1981 'Dollar Sign' do artista pop Andy Wharhol, reflete o dinheiro como elemento fundamental e influente no mundo da arte a partir dos anos 1970. EFE

Bolshoi contrata principal bailarino do American Ballet Theatre

Por Nastassia Astrasheuskaya

MOSCOU (Reuters) - Um importante bailarino norte-americano fará parte do balé russo Bolshoi, que tem séculos de tradição, a partir de quinta-feira, revertendo uma tendência da era soviética, em que artistas fugiam da Rússia para o Ocidente em busca de oportunidades melhores.

O principal bailarino do American Ballet Theatre, David Hallberg, de 29 anos, continuará trabalhando para a companhia com sede em Nova York e também vai se apresentar na nova temporada do Bolshoi.

'Estou percebendo que o talento está voltando (à Rússia)', disse à Reuters o diretor-geral do Bolshoi, Anatoly Iksanov.

'Considerando que o Balé Bolshoi é uma das principais trupes do mundo, estou muito feliz em dizer que David Hallberg, a estrela do American Ballet Theatre, une-se a nós em 22 de setembro', disse ele.

Durante a era soviética, alguns dos melhores bailarinos da Rússia partiram para a Europa e os EUA, começando com a deserção de Rudolf Nureyev, há 50 anos. Mikhail Baryshnikov veio em seguida, assumindo o cargo de diretor artístico do American Ballet Theatre.

Festival de cinema de Roma homenageará Richard Gere

REUTERS
ROMA (Reuters Life!) - O Festival Internacional de Cinema de Roma vai homenagear o ator Richard Gere concedendo-lhe o prêmio Marcus Aurelius por sua carreira, disseram os organizadores nesta quarta-feira.

O ator fez sucesso em filmes como 'Gigolô Americano e 'Uma Linda Mulher' e vai receber o prêmio durante a sexta edição do festival, que será realizada de 27 de outubro a 4 de novembro.

O festival também vai apresentar a versão restaurada de 'Cinzas do Paraíso', de Terrence Malick, de 1978, no qual Gere atuou.

O ator falará sobre seu trabalho com Malick e relembrará os primeiros momentos de sua carreira.

(Reportagem de Philip Pullella)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

De dia ou à noite: guia rápido para casamentos nos dois horários

Dependendo do período, a decoração, o vestido da noiva, o cardápio e outros detalhes devem ser diferentes. Entenda porque
Camila de Lira, iG São Paulo

Tanto sob o sol quanto sob a lua, festas de casamento têm o seu charme. As especificidades de cada horário, porém, devem ser levadas em conta na hora de escolher a decoração, o vestido, a iluminação e até as comidinhas que serão servidas.

Para isso, conversamos com vários especialistas e destacamos as principais diferenças entre casamentos diurnos e noturnos. Confira aqui.

Decoração

De dia: abuse das cores e estampados
Uma festa durante o dia pode ser mais ousada nas cores, tanto nas flores quanto nos estampados. “Pode se trabalhar com um mix de cores nas flores: rosas, violeta, vermelho e amarelo”, diz o designer Darcy Feijó. Na opinião de Giuliano Salzano, da Ambiente Eventos, uma festa durante o dia pode apostar no estilo ‘rústico chic’, como o casamento de Kate Moss.

À noite: evite a cor azul
De acordo com Feijó, o azul escurece o ambiente. Se a cor estiver misturada com branco, porém, pode funcionar. Na opinião dele, em um casamento à noite a decoração se fixa em menos cores. Segundo Giuliano, mesas com tecido preto e até mesmo couro nas cadeiras podem ser usados em uma festa neste horário. Sousplats espelhados dão um toque especial para uma mesa noturna, como indica a organizadora Taís Drummond.

De dia: valorize a luz natural
“Um casamento de dia é perfeito para explorar espaços abertos”, afirma Darcy Feijó. Segundo o designer, a cerimônia e festa nesse horário devem se garantir com a luz natural.

À noite: iluminação cenográfica funciona
A luz de uma festa é sempre cenográfica, mas não precisa ser tradicional. Feijó sugere o uso de velas suspensas, que oferecem efeitos fantásticos sobre o local. Além disso, o designer indica cordões de luz por toda a área da festa, como nos casamentos norte americanos.

Temperatura

De dia: sombras contra o calor
Em festas ao ar livre, o contato com o sol direto deve ser evitado. A organizadora Jane Tupinambá recomenda certificar-se que a área tenha árvores ou montar uma estrutura para oferecer sombra, com ombrelones e tendas. Outra ideia, sugerida por Taís Drummond, é distribuir leques para os convidados.

À noite: use um aquecedor de jardim
Do lado oposto, os convidados de uma festa em local aberto realizada à noite podem enfrentar temperaturas geladas. Para isso, Jane indica o uso de um aquecedor de jardim.

Vestido e roupas dos convidados

De dia: nada de brilho!
“Uma coisa é moda, outra coisa é casamento. Brilho não cai bem durante o dia”, comenta Jane Tupinambá. Vestidos mais românticos, em estilo retrô ou de renda, são os indicados para a noiva diurna. O noivo pode optar por um terno mais claro. Os convidados podem até mesmo usar chapéu se a festa for durante a manhã.

À noite: um pouco mais de formalidade
As festas durante a noite não oferecem tantas restrições ao vestido da noiva. Segundo Taís, os convidados também devem se lembrar da formalidade. Como são mais elegantes, casamentos à noite exigem mais prudência na escolha dos tecidos. Algodão, por exemplo, deve ser evitado.

Música

De dia: pista sem apetrechos
Festas diurnas costumam ser mais tranquilas que celebrações à noite. Mas nada impede criar uma pista de dança. Só evite os exageros. “Aqueles kits de pista, com pisca-piscas e coisas brilhantes, não cabem durante o dia. Mas os noivos podem distribuir, por exemplo, canecas de chopp personalizadas ou chapéus ‘country’”, comenta Taís.

À noite: aposte no DJ
Uma festa à noite tem mais jeito de balada, principalmente se vai até tarde. Por isso, Taís aconselha que se preste atenção na escolha do DJ.

Tipo de buffet

De dia: vá de brunch
O “brunch” (mistura de café da manhã com almoço) é uma boa opção se o casamento for feito durante a manhã. “Ele pode se estender durante o dia, acho muito simpático”, afirma Jane. Atenção à mesa de doces: ela deve ficar em algum lugar fresco e arejado. “Ou a noiva deve pensar em um cardápio que não derreta. Mas quem quer um casamento sem chocolate ou bem-casado?”, diz ela.

À noite: aposte no jantar
É difícil fugir de um jantar, seja ele tradicional ou não, em uma festa realizada durante a noite. Mas, se os noivos não planejam oferecer uma refeição, o ideal é terminar a celebração até as 19h. “Não pode se segurar um convidado até as oito sem oferecer nem um champanhe”, aconselha Taís.

Bebidas

De dia: invista em bebidas leves
Nem os melhores whiskys e vinhos são lá muito bem-vindos em uma festa durante o dia. Segundo Taís Drummond, bebidas mais “quentes” não têm muita saída. Dê preferência para sucos, água e bebidas alcoólicas mais leves e geladas, como chopp e frozen de caipiroska. “Bebidas de boteco combinam mais”, sugere Taís.

À noite: capriche no vinho
Já para a noite, vinho, vodka e whisky ganham espaço. Taís explica que o vinho, principalmente, tem grande saída por harmonizar com o jantar.

De dia: não esqueça do filtro solar
Segundo Martha Noronha, maquiadora da Puntuale, uma maquiagem perfeita para o dia leva tons mais leves. “Pode usar sombras opacas”, diz. Mas o mais importante mesmo é não esquecer de aplicar filtro solar.

À noite: sombra cintilante
Para a noite, o foco pode ser no brilho. “A sombra pode ser cintilante ou com pigmentos. Marcar os olhos com preto esfumado também fica incrível”, comenta a maquiadora. Se a noiva não gosta de sombras, pode apostar nos batons. “Tudo pode, desde que haja bom senso”, finaliza.

Disney e James Cameron vão construir parque temático de Avatar

LOS ANGELES (Reuters) - Os fãs de cinema que sonham em visitar a lua de Pandora do sucesso de James Cameron 'Avatar' finalmente terão uma chance.

A Walt Disney, em parceria com o diretor ganhador do Oscar e a Fox Filmed Entertainment, vai começar a construir em 2013 numa parte de seu parque temático em Orlando uma área que vai reproduzir as paisagens pitorescas do filme de maior bilheteria de todos os tempos.

Segundo o acordo, a Disney -- que normalmente se concentra apenas em suas próprias franquias -- terá direitos exclusivos globais sobre parques temáticos da franquia Avatar. A companhia pode, eventualmente, levar as terras de Avatar para além da Disney World de Orlando.

'Nosso objetivo é ir além dos atuais limites de inovação tecnológica e experiências de contar histórias, e dar aos visitantes dos parques a chance de ver, ouvir e tocar o mundo de 'Avatar' com um senso inédito de realidade', disse Cameron em comunicado.

Christie's leiloa 400 peças pessoais de Elizabeth Taylor

Nova York,(EFE).- Cerca de 400 adereços que pertenceram a Elizabeth Taylor farão parte de uma série de leilões que a Christie's organizará em dezembro em Nova York, revelou nesta terça-feira o presidente da casa leiloeira nos Estados Unidos, Marc Porter.

'Um dos grandes tesouros da coleção de objetos de Elizabeth Taylor é seu vestuário, formado por peças de Chanel, Valentino e Christian Dior, e que está conservado de forma magnífica', disse Porter.

Durante 50 anos, a atriz acumulou um guarda-roupa no qual também não faltaram peças de Gianfranco Ferré, Givenchy, Halston, Tiziani, Versace e Yves Saint Laurent, entre outros grandes estilistas.

Um dos artigos que tem preço inicial mais alto é um vestido de seda amarela assinado por Irene Sharaff, que Taylor comprou em 1964 quando se casou pela primeira vez com o ator Richard Burton. Estimado entre US$ 40 mil e 60 mil, ele tem mangas longas e transparentes, um delicado laço na cintura e um decote drapeado no qual Taylor pregou o broche de diamantes e esmeraldas que Burton lhe deu como presente de noivado.

Outra grande peça que será leiloada é uma jaqueta de Versace dos anos 90, intitulada 'O rosto', decorada com retratos de Taylor em pedraria e pelo qual a Christie's espera arrecadar entre US$ 15 mil e US$ 20 mil. Além disso, vestidos de noite como um de Chanel com bolsa e sapatos são avaliados entre US$ 6 mil e US$ 8 mil enquanto um Valentino de veludo vermelho gira em torno de US$ 3 mil e US$ 5 mil.

Das quase 400 peças de roupa e assessórios, 68 serão leiloadas em uma sessão especial no dia 14 de dezembro, enquanto as restantes 326 peças poderão receber lances no dia seguinte.

Estes leilões fazem parte de uma série centrada na atriz que a casa Christie's realizará de 13 a 16 de dezembro, que incluirá obras de arte e jóias de Liz Taylor. Dentre as jóias se destaca um anel de diamantes com aro de platina de 33 quilates do qual se espera lances de até US$ 3,5 milhões. EF

Bob Dylan expõe suas pinturas pela 1ª vez em Nova York

Nova York,(EFE).- O desconhecido lado pictórico do cantor americano Bob Dylan chega pela primeira vez em Nova York com a exposição 'The Asia Series', uma mostra de 18 desenhos e pinturas que o autor de 'Knockin' on Heaven's Door' realizou após suas viagens ao continente asiático.

'A pintura de Dylan está marcada pelo mesmo objetivo de renovação que caracteriza sua lendária música', declarou em comunicado a galeria Gagosian, que recebe a exposição de Dylan desta terça-feira até o próximo 22 de outubro.

As pessoas, as ruas, a arquitetura e as paisagens de lugares como Japão, China, Vietnã e Coreia, marcam a coleção de desenhos e pinturas do cantor, que geralmente costuma se dedicar aos desenhos quando viaja. As obras são registros de 'um agudo observador', como define os responsáveis pela galeria.

'Dylan trabalha a vida real para retratar os fenômenos do dia-a-dia de um modo que se parecem frescos, novos e misteriosos', detalhou a galeria, que acolhe assim a primeira exposição de pintura do lendário compositor.

Em 'The Asia Series', o público pode encontrar retratos com detalhes específicos dessa cultura, como em 'Mae Ling', 'Cockfight' e 'The Bridge', enquanto outros desenhos mais 'críticos' desvelam personalidades e situações, como 'Opium' e 'La Belle Cascade'.

Aliás, essa última obra 'parece uma interpretação de 'Le Déjeuner sur l'Herbe' de (Édouard) Manet, mas, na realidade, é um retrato cenográfico de um salão de jogos de Tóquio', destacaram os curadores da galeria.

Apesar de já ter recebido o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes (2007) e desenhar desde a década de 1960, época na qual se transformou em um dos principais nomes da música, Dylan começou a expor suas obras há quatro anos com a série 'The Drawn Blank Series', na Alemanha.

Um ano depois, em 2008, o cantor norte-americano levou para o Statens Museum de Copenhague uma exposição inspirada no Brasil, intitulada 'The Brazil Series'. EFE

Cidade do Rock recebe ajustes finais para o Rock in Rio

Rio de Janeiro, Local que receberá a partir da próxima sexta-feira os shows do Rock in Rio, a Cidade do Rock ganha os últimos retoques para o festival.

Com mais de 120 mil metros quadrados, o terreno localizado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, pode até ser confundido com um gigantesco parque de diversões. Afinal, nele foram instalados uma roda-gigante, uma montanha-russa e uma tirolesa, atrações que o público poderá conferir a partir do primeiro dia de shows.

'A cidade viu nascer o Rock in Rio, que deixou de ser um evento do Brasil para se transformar em um festival do mundo. O objetivo era voltar para casa e apresentar esse festival a todos aqueles que não tiveram a oportunidade de vivenciá-lo ao vivo', afirmou à Agência Efe o diretor de produção do festival, Nuno Sousa Pinto.

O Rock in Rio retorna ao Rio de Janeiro, sua cidade de origem, depois de dez anos de ausência. A primeira edição, realizada em 1985, reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas.

'A edição de 85 foi histórica. Agora o que queremos é recuperar esse espírito aqui (no Rio). O Rock in Rio se transformou em um dos eventos mais conhecidos da Europa. Por isso queremos voltar a Lisboa, Madri e, quem sabe, ir a outras cidades', disse Nuno.

O festival, que será realizado de 23 a 25 de setembro e do dia 29 deste mês a 2 de outubro, contará com atrações como Rihanna, Shakira, Kate Perry, Stevie Wonder, Red Hot Chili Peppers, Guns N'Roses, Coldplay e Metallica.

Depois do Rock in Rio, a Cidade do Rock será transformada em uma grande área de lazer até 2016. A idéia é construir no local um parque para os atletas que virão ao Rio de Janeiro para disputar os Jogos Olímpicos. EFE

Recorde de 27,7 milhões assistem a 'enterro' de Charlie Sheen

LOS ANGELES (Reuters) - Um público recorde de 27,7 milhões de telespectadores viu o seriado 'Two and a Half Men' enterrar Charlie Sheen e introduzir o novo astro Ashton Kutcher, um recorde de audiência em todos os tempos para a lucrativa comédia da CBS.

Depois de meses nas manchetes após a saída amarga de Sheen da série de maior audiência na televisão dos EUA, os norte-americanos sintonizaram na segunda-feira em número recorde para assistir ao funeral de Charlie Harper, o personagem mulherengo interpretado por Sheen, de acordo com números do rastreador de audiência Nielsen.

A cifra foi mais que o dobro do público para a abertura da temporada 2010 e mais do que para qualquer episódio da série nas primeiras oito temporadas com Sheen no papel principal.

A estreia na segunda-feira da nova temporada de 'Two and a Half Men' esmagou a abertura de 'Dancing With the Stars', na emissora rival ABC, apesar de um elenco de celebridades que inclui o primeiro transexual a participar da competição de dança, Chaz Bono, e a analista jurídica da TV Nancy Grace fazendo o cha-cha-cha.

Os primeiros números da Nielsen mostraram que 18,4 milhões de pessoas assistiram à estreia da temporada de 'Dancing with the Stars' - uma queda de 24 por cento em relação ao show de abertura do ano passado.

As críticas para a estréia de Kutcher em 'Two and a Half Men', interpretando um bilionário da Internet com o coração partido e um pendor para andar nu, foram gentis e sugeriram que a série -- uma fábrica de dinheiro para a CBS e a Warner Bros -- está longe de ter morrido.

'O desempenho de Kutcher foi bom, quase tão sarcástico quanto Sheen era... Kutcher provavelmente vai se mostrar ser tão talentoso quanto (Sheen)', escreveu Ken Tucker, do Entertainment Weekly.

Matt Roush, do TV Guide, disse que, a julgar pelas primeiras impressões, o renovado 'Two and a Half Men' 'vai sobreviver muito bem, pelo menos, um pouco mais'.

O Los Angeles Times chamou a estreia 'de um começo promissor', acrescentando que 'Kutcher traz uma suavidade a uma série que pode ser frágil e amarga, misantropa e misógina, e temperamentalmente de meia-idade'.

Sheen foi o ator mais bem pago da televisão dos EUA até ser demitido em março após um discurso inflamado contra os criadores do programa e os produtores.

Sheen e a Warner Bros estão negociando um acordo de 100 milhões de dólares sobre a demissão do ator.

(Reportagem de Jill Serjeant)

Londres escolhe cores e desenhos ousados para próxima primavera

REUTERS
Por Marie-Louise Gumuchian

LONDRES (Reuters) - Estilistas na Semana de Moda de Londres optaram pelo ousado, pelo colorido e o sexy para a moda feminina na próxima primavera, com muito brilho e enfeites na passarela para fazer com que consumidores sem dinheiro desejem aquele item especial em seus guarda-roupas.

Vestidos que abraçam a silhueta e trabalhos detalhados apareceram com destaque nos desfiles para a primavera/verão 2012, com Londres, conhecida por sua verve e criatividade, explodindo de orgulho como a sede dos próximos Jogos Olímpicos no ano que vem.

'Londres tem tudo a ver com jovens, com a vibração jovem, e eu adoro isso', disse à Reuters Anna Dello Russo, editora e consultora criativa para a Vogue Japão.

A teoria da moda pode alegar que quando os tempos são duros, o comprimento das saias aumenta, mas muitos nomes mantiveram as saias muito curtas.

Em um desfile lotado de celebridades da Burberry, o diretor criativo da marca Christopher Bailey vestiu as modelos em saias-lápis com comprimento até o joelho. Também havia parcas cinturadas com mangas enormes e casacos justos, em uma palheta de verde, ameixa e laranja.

Bailey disse à Reuters que queria dar uma dimensão artesanal à coleção da Burberry, com crochê, bordados e couro entrançado nos colarinhos e mangas.

No Paul Smith, modelos usavam vestidos suaves e flutuantes e camisas estruturadas com o estilo chique da cidade. O estilista, conhecido por sua alfaiataria acentuada, descreveu a coleção como a fusão de uma silhueta suave com a de uma roqueira.

Dezenas de estilistas britânicos e estrangeiros, incluindo Tom Ford, mostram suas coleções na Semana de Moda de Londres, que deve terminar na quarta-feira com a apresentação da moda masculina.

Matthew Williamson, conhecido por seu uso de cores, estampas e adornos, apresentou macacões, calças de seda e camisas e malhas com decotes frisados. O desfile, assistido pela atriz Sienna Miller, também mostrou um vestido amarelo-laranja com intricados detalhes no corpete.

Issa London e Mulberry também tiveram desfiles coloridos e lúdicos, com o último se inspirando no verão britânico, com vestidos de verão à beira-mar sob casacos Macintosh e decorando seu desfile com grandes cones de sorvete e balões na forma de animais. Uma mostra de suas luxuosas bolsas também foi exibida.

Issa, que ganhou fama quando Kate Middleton usou um de seus vestidos para anunciar seu noivado com o príncipe William no ano passado, mostrou cores tropicais, vestidos românticos e cafetãs exuberantes.

Amarelo, azul claro e rosa apareceram em vários desfiles, assim como saltos enormes. Também houve flashes de ouro escuro em algumas apresentações, assim como vestidos de coquetel holográficos no desfile Red Label de Vivienne Westwood.

Westwood optou por fazer seu desfile em um antigo mercado de carnes londrino, enquanto Temperley mostrou sua coleção no British Museum e Williamson apresentou a sua no Tate Modern

'Tropa de Elite 2' disputará indicação ao Oscar

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O filme 'Tropa de Elite 2', do diretor José Padilha, será o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, decidiu nesta terça-feira uma comissão do Ministério da Cultura.

Sucesso nas bilheterias dos cinemas brasileiros, 'Tropa de Elite 2' é uma sequência do título original de 2007 e conta a história de Roberto Nascimento, capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro no primeiro filme que, na sequência, ocupa a patente de coronel e um cargo na Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O roteiro mostra o relacionamento de Nascimento, interpretado por Wagner Moura, com o novo marido de sua ex-mulher, seu filho, agora mais velho, e o cenário das milícias que dominam algumas comunidades do Rio de Janeiro.

O filme foi escolhido por unanimidade por uma comissão de sete pessoas ligadas ao Ministério da Cultura, ao Ministério das Relações Exteriores e a entidades vinculadas ao cinema nacional.

'Tropa de Elite 2' deixou para trás outras 14 produções na disputa por um lugar entre os possíveis indicados a Melhor Filme Estrangeiro, entre elas 'Assalto ao Banco Central', de Marcos Paulo; 'As Mães de Chico Xavier', de Glauber Filho e Halder Gomes; e 'Bruna Surfistinha', de Marcus Baldini.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Texto de Eduardo Simões)

Exposição traz fotos da primeira década dos Rolling Stones

Rolling Stones, 1962-1971

Uma exposição em Londres reúne fotografias da primeira década dos Rolling Stones, entre 1962 e 1971, com imagens que documentam a ascensão de uma das bandas mais conhecidas do mundo.

'The Decca Years: The Rolling Stones, 1962 - 1971' revela momentos íntimos dos roqueiros, assim como registros feitos durante shows, na época em que a banda trabalhava com a gravadora Decca Records.

A exibição na galeria Proud Chelsea, em cartaz até o dia 23 de outubro, traz imagens de fotógrafos de música renomados, como Dominique Tarlé e Michael Cooper.

'Estou honrado em apresentar essa exposição fotográfica histórica nas galerias Proud, com imagens icônicas dos Rolling Stones fotografados em seu período mais criativo e elogiado pelos críticos. Essa coleção é um testamento visual da forte ligação entre arte e música nos anos 60, capturando os Stones em seu período seminal no topo das paradas de sucesso até sua época de líderes da contra-cultura nos anos 60, adorados tanto por seu estilo de vida boêmio como por sua música', disse Raj Prem, curador da exposição.

Aplicativo de moda leva vitrines para o iPhone

BANGKOK,(Reuters) - Mulheres em busca de um par de sapatos de salto alto matadores ou uma nova bolsa têm opções infinitas ao fazer compras online.

Mas o Snapette, novo aplicativo de compartilhamento de fotos para o iPhone, torna possível que se navegue pelos estoques de lojas locais em busca dos últimos artigos na moda, o que traz 'vitrines para o seu telefone', segundo os criadores.

'Se estou procurando sapatos de salto alto vermelhos para usar neste fim de semana --e em um raio de 10 metros, pois quero sair para comprá-los-- não há forma de buscar por isso', disse Sarah Paiji, presidente-executiva e co-fundadora da Snapette.

O aplicativo, que se foca primariamente em sapatos e bolsas, permite que usuários naveguem, busquem e comentem sobre itens disponíveis em lojas na sua região que foram adicionados por outros usuários.

Ao clicar em um item de interesse, o aplicativo mostra informações sobre preço, o endereço da loja e comentários de outros usuários.

O aplicativo também inclui uma sessão sobre o que está recebendo mais atenção ao redor do mundo.

O Snapette está disponível na App Store, da Apple.

(Reportagem de Natasha Baker)

Jeff Bridges lança disco pelo lendário selo Blue Note

Madri,O ator americano Jeff Bridges, ganhador do Oscar em 2010 por sua interpretação do músico country Bad Blake em 'Crazy Heart (Coração Louco)', lança seu segundo disco, o primeiro pelo tradicional selo Blue Note.

Segundo a gravadora EMI, proprietária da Blue Note Records, o disco intitulado 'Jeff Bridges' foi produzido pelo compositor e músico T-Bone Burnett, colaborador de Bridges em 'Coração Louco' e 'O Grande Lebowski', e ganhador de diversos prêmios Grammy.

Jeff Bridges interpreta suas próprias canções e outras de Stephen Bruton, John Goodwin, Greg Brown, Bo Ramsey e Tom Waits, com a colaboração de Roseanne Cash e Sam Phillips.

Em 2000, depois da estreia de 'O Grande Lebowski', o ator lançou 'Be Here Soon', pelo selo independente Ramp, um álbum que misturava estilos muito diferentes que iam do folk ao rock, passando pelo soul. EFE

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

'O Rei Leão 3D' lidera bilheterias de cinema nos EUA

Por Lisa Richwine

LOS ANGELES (Reuters) - 'O Rei Leão' está de volta ao topo da selva cinematográfica, 17 anos depois da estreia do primeiro filme.

Uma versão 3D da Walt Disney do clássico de animação de 1994 assumiu o trono das bilheterias, com 29,3 milhões de dólares arrecadados nos Estados Unidos no fim de semana, segundo estimativas dos estúdios divulgadas no domingo.

O total de três dias nos cinemas da América do Norte (EUA e Canadá) superou as previsões do estúdio e facilmente empurrou 'Contágio', o suspense líder do fim de semana passado, para a segunda colocação.

'O Rei Leão' é um dos mais bem sucedidos filmes de animação de todos os tempos, arrecadando 784 milhões de dólares em cinemas em todo o mundo antes da estréia em 3D. O filme também é o líder histórico em entretenimento doméstico. O desenho animado conta a história de um filhote de leão chamado Simba, que retorna do exílio para reivindicar o reino governado pelo seu pai no passado.

O relançamento foi atraente para pais e avós que viram o filme anos atrás e levaram seus filhos e netos para vê-lo em um novo formato, disse Dave Hollis, vice-presidente executivo de vendas ea distribuição de filmes da Disney, fazendo uma conexão com o tema de 'ciclo da vida' da história do filme.

'Estou muito surpreso com o sucesso do final de semana de estreia', disse Hollis, acrescentando que a Disney vai considerar estender a exibição limitada do filme para além das duas semanas planejadas.

Hollis disse que 92 por cento dos espectadores optaram por ver a nova versão 3D. Os cinemas também exibiram o filme em 2D tradicional.

O suspense 'Contágio', um filme de Steven Soderbergh sobre a corrida para deter um vírus mortal que afeta todo o mundo, ficou em segundo lugar com 14,5 milhões de dólares em ingressos vendidos. A arrecadação do filme caiu 35 por cento em relação à semana passada.

O filme de ação 'Drive,' estrelado por Ryan Gosling, teve o melhor desempenho entre outros lançamentos. A história de um dublê de Hollywood que dirige um carro de fuga para criminosos ficou na terceira posição, com 11 milhões de dólares no mercado interno, correspondendo às expectativas do estúdio.

O filme foi bem recebido pela crítica é voltado aos jovens do sexo masculino, bem como 'o público mais velho e de alto nível,' disse Bob Berney, presidente de distribuição teatral de FilmDistrict, que lançou 'Drive.'

O quarto lugar foi para 'As Serviçais,' um drama sobre as relações entre mulheres brancas e empregadas negras na era da defesa dos direitos civis em Mississippi, com 6,4 milhões de dólares. A arrecadação doméstica total desde a estreia desse favorito da crítica, seis semanas atrás, chegou a 147,4 milhões de dólares, ultrapassando as expectativas iniciais.

Red Hot Chili Peppers contagia chilenos com sua mistura de funk e rock

Santiago do Chile,- Com sua mistura de funk, rap e rock, os californianos do Red Hot Chili Peppers contagiaram os 40 mil chilenos que presenciaram na noite desta sexta-feira, em Santiago, um repertório que foi de músicas já consagradas a temas do seu último álbum, 'I'm with you'.

A turnê que levou Anthony Kiedis (voz), Michael 'Flea' (baixo), Chad Smith (bateria) e Josh Klinghoffer (guitarra) ao Chile também os trará ao Rock in Rio, onde serão as estrelas do dia 24 de setembro, o segundo do festival.

Após nove anos sem visitar o Chile, a banda americana começou o show com 'Monarchy of Roses', tema do recente álbum 'I'm With You', que pôs em teste a destreza do novo guitarrista do Red Hot, Josh Klinghoffer, que substitui o venerado John Frusciante.

Os versos curtos e o rap característico de Kiedis foram notados na já clássica 'Can't Stop', que antecedeu 'Tell Me Baby'.

Em um dos momentos mais emocionantes da apresentação, o quarteto cantou junto com o público a balada 'Under The Bridge', do álbum que alçou a banda ao estrelato mundial em 1991 - 'Blood Sugar Sex Magik'.

As novas 'Ethiopia' e 'The Adventures of Rain Dance Maggie', esta o primeiro single de 'I'm With You', mantiveram o entusiasmo dos presentes no Estádio Monumental, que balançou novamente com a agitada 'Dani California', do álbum duplo 'Stadium Arcadium' (2006).

Na sequência, o baixo de 'Flea' e a guitarra de Klinghoffer se entenderam na potente 'Factory of Faith', fazendo os fãs se esquecerem, ao menos por alguns momentos, dos riffs de Frusciante.

'Sabemos que vocês são boas pessoas e por isso gostamos de vocês. Obrigado', foram as palavras de apresentação de Kiedis, antes de iniciar 'Otherside', do lendário álbum 'Californication' (1999).

'Higher Ground', 'Californication' e 'By The Way' encerraram a primeira despedida do quarteto, que voltou ao palco minutos depois para delírio do público.

Para finalizar a apresentação, a banda californiana interpretou 'Dance, Dance, Dance', 'Sir Psycho Sexy', 'They're Red Hot' e 'Give It Away'.

'Muito obrigado Santiago, boa sorte a todos e boa sorte com a educação', disse 'Flea', referindo-se ao conflito que há três meses contrapõe os estudantes chilenos ao Governo do país. EFE

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Glenn Close injeta 'paixão louca' em filme de época

Por Cameron French

TORONTO (Reuters) - Em 29 anos de carreira como atriz, Glenn Close já foi indicada a cinco Oscars, ganhou três Emmys e convenceu toda uma geração de homens norte-americanos casados a pensarem duas vezes antes de uma traição, graças ao seu papel como a amante obsessiva de 'Atração Fatal' (1987).

Mas, em meio a tudo isso, ela nunca deixou de lado o sonho de levar às telas 'Albert Nobbs', curiosa história sobre uma mulher que, premida pelas circunstâncias, se faz passar por homem na Dublin do século 19. O filme estreou nesta semana no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Close interpretou o papel-título no teatro em 1982, e há 15 anos começou a se empenhar pela realização do filme - o que incluiu inúmeras versões do roteiro, mudanças no elenco e uma incessante busca por investidores.

'A natureza desse tipo de filme é que você precisa ter essa louca paixão por trás deles, porque eles estão fora da caixa', disse a atriz à Reuters, com um sorriso radiante que nada tem a ver com a reprimida e cabisbaixa personagem do filme.

'Eu sabia que seria difícil. Não sabia que seria difícil durante um período de 15 anos', disse Close, que foi também corroteirista e produtora do filme, dirigido por Rodrigo Garcia.

Com seu rosto pálido e andar chapliniano, Nobbs em nada lembra as 'femmes fatales' e figuras autoritárias que marcaram a carreira de Close. Trabalhando como garçonete em um pretensioso hotel dublinense, ela tenta manter a discrição, ocultar sua condição feminina e juntar dinheiro para um dia poder abrir seu negócio. Mas sua clausura é rompida pela chegada do(a) pintor(a) Hubert (Janet McTeer), que guarda um segredo semelhante.

Embora já tivesse encarnado Nobbs no palco, Close se viu num território inexplorado, pois envelheceu 30 anos desde então, e agora precisava interagir com a câmera, e não com a plateia.

'Achei desafiador quando eu fiz tantos anos atrás, e é ainda mais desafiador no cinema porque você tem os primeiros planos (...). O cinema olha para a alma da pessoa', disse ela.

Embora a crítica tenha reagido com certa indiferença ao filme como um todo, foi muito elogiosa quanto à atuação de Close. A Daily Variety diz que se trata de 'um papel para coroar uma carreira' e outras publicações especularam que esse papel transgênero poderia finalmente render o Oscar a Glenn Close.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Trailer de 'Crepúsculo' revela bebê-vampiro a caminho

LOS ANGELES (Reuters) - Chega de castidade no mundo dos vampiros de 'Crepúsculo'.

Foi divulgado na terça-feira o trailer de 'A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1', e ele mostra que a heroína Bella Swan e seu amante vampiro Edward Cullen finalmente ficaram mais íntimos - mas só depois do casamento, é claro.

A prévia do quarto filme da série mostra o casamento dos até então castos Bella e Edward, sua sôfrega lua de mel e a difícil gestação de um bebê que é meio humano, meio vampiro. No YouTube, mais de 130 mil fãs já viram Edwards descrever a gravidez da esposa com a seguinte exclamação: 'Isso está esmagando você de dentro para fora.'

Lançada em 2008, a série virou um sucesso instantâneo, principalmente entre mulheres jovens e adolescentes. O enredo é baseado nos romances de Stephenie Meyer, com produção do estúdio independente Summit Entertainment. Os três primeiros filmes arrecadaram 790 milhões de dólares nas bilheterias dos EUA e Canadá, segundo a empresa Box Office Mojo.

A Summit decidiu dividir o último livro da série em dois filmes, sob a direção de Bill Condon. A primeira parte tem lançamento programado para 18 de novembro, e a segunda ficará para o ano que vem.

(Reportagem de Alex Dobuzinskis)

'Os Caça-Fantasmas' voltará aos cinemas americanos em sua versão original

Los Angeles (EUA),- 'Os Caça-Fantasmas', clássico de 1984, volta em sua versão original para o circuito americano em outubro, segundo informou nesta quarta-feira o site oficial do filme.

Dirigida por Ivan Reitman e protagonizada por Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver e Harold Ramis, a comédia narra as aventuras de um grupo de parapsicólogos desempregados que abre uma empresa para capturar fantasmas na cidade de Nova York.

O sucesso do filme, indicado a dois prêmios Oscar, deu origem a sua sequencia 'Os Caça-Fantasmas 2' (1989), e a numerosas adaptações para televisão, videogames e quadrinhos.

'É hora de se preparar para a histeria coletiva: em outubro, pela primeira vez em 25 anos, o original e inesquecível 'Os Caça-Fantasmas' terá seu retorno triunfal aos cinemas', diz a página oficial do filme no Facebook, apesar de não dar detalhes sobre a data exata ou o número de salas.

Segundo sites de Hollywood, a exibição do original de 1984 poderia ser uma estratégia da Sony/Columbia Pictures para avaliar o interesse da audiência em uma continuação da franquia.

Dan Aykroyd confirmou em agosto que o projeto de 'Os Caça-Fantasmas 3' continua vivo, embora haja rumores de que Bill Murray esteja reticente em repetir seu papel como o doutor Peter Venkman, personagem principal dos filmes. EFE

Premiação do Emmy tem vários candidatos fortes

Por Jill Serjeant

LOS ANGELES (Reuters) - Se há alguma aposta certeira para a premiação do Emmy no domingo, elas são 'Modern Family', que deve novamente ser coroada a melhor série de comédia, e Kate Winslet, que deve ganhar um troféu por seu papel em 'Mildred Pierce'. As demais categorias têm forte disputa e observadores consideram esse como um dos Emmys mais acirrados em anos.

'Há muitas previsões, mas nenhuma aposta certa e é por isso que os Emmys estão trazendo alguma animação este ano', disse Todd Gold, editor-gerente da Xfinity TV. 'Está recheado de programas espetaculares.'

Mesmo a queridinha dos críticos 'Mad Men' não pode ficar tranquila com o triunfo de ter vencido três vezes como melhor série de drama, apesar de ter 19 indicações na premiação da indústria televisiva..

O drama passado nos anos 1960 enfrenta a ameaça do novo seriado da HBO, 'Boardwalk Empire', que não apenas conquistou no começo do ano um Globo de Ouro e prêmios do sindicato de atores, o SAG, como também recebeu sete troféus na semana passada na entrega dos prêmios ligados à criação de arte do Emmy.

'Parecia que 'Mad Men' iria para o Emmy deste ano como um vencedor inevitável. Mas, de repente, temos uma disputa real aqui', disse Tom O'Neil, dos sites de premiações TheEnvelope.com e Goldderby.com.

Também não conte com uma vitória certa do seriado da HBO 'Game of Thrones', baseado nos livros best-sellers de George R.R. Martin.

'Game of Thrones' pode parecer jovem demais para os membros mais velhos e tradicionais da Academia de Artes e Ciências da Televisão, que representam a maioria dos eleitores do Emmy. Mas Gold a considerou 'de longe' a série mais excitante da última temporada. 'Era grande e ousada. Quebrou barreiras e ampliou as fronteiras do que uma série dramática deve ser. Era como um grande filme a cada semana'.

NOVATOS X VETERANOS

Cinco dos programas em disputa na categorias de série de comédia e drama estão pela primeira vez na premiação, enquanto as categorias ligadas à atuação contam com alguns novatos como Timothy Olyphant ('Justified'), Martha Plimpton ('Raising Hope') e Melissa McCarthy ('Mike & Molly').

Mas veteranos como o ator Steve Carell, astro de 'The Office' --que já perdeu cinco vezes--, e Ed O'Neill, de 'Modern Family', têm grandes chances de finalmente conquistarem um Emmy.

'Será que Carell terá um presente de despedida agora que está saindo de 'The Office'? Ele poderá receber um abraço de adeus', afirmou O'Neil.

A competição para melhor ator de drama também está acirrada, na ausência do três vezes vencedor Bryan Cranston, de 'Breaking Bad'.

O seriado 'Mad Men' nunca ganhou um Emmy de atuação, mas depois de uma quarta temporada forte, o ator Jon Hamm, que interpreta Don Draper, era visto como o principal candidato para melhor ator em um drama.

Bem, isso até o político corrupto de Steve Buscemi em 'Boardwalk Empire' aparecer. 'Eles simplesmente o amam. Ele é a estrela de filmes indie e o tipo de ator que os eleitores do Emmy adoram', afirmou O'Neil.

'Le Havre', de Aki Kaurismäki, representará Finlândia no Oscar 2012

Helsinque,- O longa-metragem 'Le Havre', escrito, dirigido e produzido pelo cineasta finlandês Aki Kaurismäki, foi selecionado nesta quarta-feira para representar a Finlândia na disputa pelo Oscar de melhor filme em língua não inglesa em 2012.

Um júri de roteiristas, diretores, atores e técnicos do país nórdico, escolheram o último trabalho de Kaurismäki entre 25 filmes, todos pré-selecionados pela Academia Finlandesa de Cinema.

O júri definiu o filme de Kaurismäki, cineasta finlandês mais premiado internacionalmente, como 'uma obra completa, um relato humano universal e atemporal, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo'.

Primeira parte de uma trilogia ambientada em cidades portuárias da Europa, 'Le Havre' narra uma história sobre imigração e a solidariedade. A trama gira em torno de um simples engraxate, que acolhe um adolescente africano perseguido pela Polícia.

O filme de Kaurismäki aparece como um dos favoritos na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A obra levou o prêmio da crítica internacional (FIPRESCI), no último festival de Cannes, e o prêmio de melhor filme estrangeiro no Festival de Munique, na Alemanha, entre outros reconhecimentos.

Em 2002, o filho mais novo da família Kaurismäki se tornou o primeiro cineasta finlandês a ser indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro com seu elogiado filme 'Um homem sem passado'.

Meses depois, o mesmo iniciou um 'boicote cultural privado' contra os Estados Unidos, protestando contra a invasão norte-americana ao Iraque e a política externa do presidente George W. Bush. Por isso Kaurismäki se negou a viajar até Los Angeles para assistir a cerimônia do Oscar.

'Não posso participar da premiação ao Oscar enquanto o Governo dos Estados Unidos prepara crimes contra a humanidade por vergonhosos interesses econômicos', escreveu o diretor à Academia de Hollywood para justificar sua ausência.

Como era esperado, Kaurismäki não ganhou a estatueta, porém, isso não foi empecilho para o diretor finlandês acabar com seu boicote particular, que se estendeu por quase uma década. O boicote durou até a chegada de Barack Obama à Casa Branca.

'Dado que o EUA possui agora um presidente democrata e retirou suas tropas do Iraque, já não há nenhum motivo para manter o boicote', declarou o cineasta no último mês de agosto.

A Academia de Hollywood deverá apresentar a lista oficial com os cinco candidatos ao Oscar de melhor filme estrangeiro somente no começo de 2013, no dia 24 de janeiro. EFE

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lady Gaga, Usher e Bono Vox são destaques em show da Fundação Clinton

Los Angeles (EUA),- Lady Gaga, Usher, Bono e The Edge, ambos do U2, são alguns dos artistas confirmados para o show da Fundação Clinton, que irá comemorar seu décimo aniversário de atividades, informou nesta terça-feira a organização.

O show será realizado no dia 15 de outubro no estádio Hollywood Bowl, em Los Angeles (Califórnia).

Nas próximas semanas, os organizadores devem confirmar a presença de mais atrações do mundo da música, do cinema e da televisão.

'Estou orgulhoso que alguns dos artistas mais influentes da atualidade vão se reunir para atrair a atenção sobre o trabalho da minha Fundação', afirmou Bill Clinton, lembrando que a fundação já conseguiu melhorar a vida de mais de 300 milhões de pessoas.

'Barateamos os custos do tratamento contra o HIV, fortalecemos economias, aumentamos o acesso à educação e à assistência sanitária, além de ajudar os pequenos negócios', declarou o ex-presidente dos Estados Unidos.

As entradas para o show estarão à disposição do público a partir do dia 19 de setembro no site www.ticketmaster.com. Todo o valor arrecadado com os ingressos será revertido à Fundação Clinton. EFE

Alejandro Sanz cantará com Tony Bennett em Nova York

Redação Central,- Alejandro Sanz cantará com Tony Bennett no show que o famoso cantor de jazz fará no próximo domingo no Metropolitan Opera House de Nova York para divulgar o disco 'Duets II', informaram nesta terça-feira os assessores do cantor espanhol.

No show, o primeiro de sua turnê de divulgação do álbum, o cantor americano contará também com a presença de outras duas estrelas do mundo da música, Aretha Franklin e Elton John, que participou do seu primeiro projeto de duetos, o 'Duets: An American Classic' (2006).

Sanz interpretará com Bennett 'Esta tarde vi chover' ('Yesterday I Heard The Rain'), tema que os dois gravaram para 'Duets II', que será lançado em 20 de setembro e do qual também participou ainda Mariah Carey, Lady Gaga, Willie Nelson, Sheryl Crow e britância morta recentemente Amy Winehouse, entre outras participações.

Após o show, Bennett participará de uma festa pelos seus 85 anos, que será apresentada por Alec Baldwin, para ajudar 'Exploring the Arts', ONG criada pelo próprio Bennett com sua esposa para incentivar a educação artística na escola.

Nascido como Anthony Dominick Benedetto, o nova-iorquino Tony Bennett é, ao lado de Frank Sinatra, o grande nome entre os cantores de jazz, com 15 prêmios Grammy em sua longa carreira profissional. EFE

Dustin Hoffman estreia como diretor com elenco britânico

Londres,- O ator Dustin Hoffman, ganhador de dois prêmios Oscar, estreia como diretor com o filme 'Quartet', que começou a gravar nesta semana na Inglaterra com elenco de veteranos atores britânicos, informa nesta terça-feira o jornal 'The Guardian'.

A produção de 'Quartet', baseada em uma peça de teatro de Ronald Harwood, teve início nesta segunda-feira em Buckinghamshire, no sul do país, onde as gravações devem durar nove semanas.

O ganhador do Oscar por 'Kramer contra Kramer' e 'Rain Man' escolheu conhecidos atores britânicos para sua estreia como diretor, aos 74 anos, com uma história de cantores de ópera aposentados que arrecadam fundos para sua casa no aniversário de Verdi.

No elenco do filme de Hoffman os veteranos Maggie Smith ('Assassinato em Gosford Park' e a série de televisão 'Downton Abbey'), Tom Courtenay ('Doutor Jivago' e 'O Mundo Fabuloso de Billy Liar'), Billy Connolly ('Mrs Brown'), Pauline Collins, conhecida por seu papel em 'Shirley Valentine'.

Dustin Hoffman queria que um dos papéis principais ficasse com Albert Finney, de 75 anos, mas o ator se aposentou anos atrás por causa de um câncer.

Produzido pelo próprio Hoffman, o filme é financiado pela BBC Films, DCM Productions e Decca.

O roteiro é do próprio autor da peça de teatro, Harwood, roteirista também do premiado 'O Pianista'. EFE

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Laura Pausini lança single de 'Inedito', seu novo disco

Miami,- A cantora Laura Pausini lançou nesta segunda-feira nos Estados Unidos e em Porto Rico o single 'Benvenuto', uma prévia de seu novo disco 'Inedito', com o qual a italiana volta ao mercado depois de uma pausa de dois anos, informou a Warner Music Latina.

Segundo a gravadora, 'Inedito' será lançado no dia 15 de novembro, com 14 canções, após dois anos de trabalho da artista vencedora de quatro prêmios Grammy.

O novo single foi escrito por Laura com a colaboração de Niccolo Agliardi e pode ser comprado na internet a partir do dia 20 de setembro. EFE

'Top Gun' voltará aos cinemas em 3D a partir de 2012

Los Angeles (EUA.),- O clássico filme de aviação 'Top Gun - Ases Indomáveis', protagonizado por Tom Cruise em 1986, voltará aos cinemas em 2012 no formato 3D, afirmou o executivo-chefe da companhia Legend 3D, Rob Hummel, em declarações divulgadas nesta segunda-feira pelo site da revista 'The Hollywood Reporter'.

As primeiras imagens da versão tridimensional do filme já puderam ser vistas na manhã desta segunda-feira na International Broadcasting Convention (IBC) de Amsterdã.

'Pelo que entendi, estão planejando a estreia da versão em 3D para o início de 2012, embora ainda não haja uma aprovação do diretor Tony Scott para seguirmos adiante', comentou Hummel, cuja companhia tem um acordo com o estúdio Paramount para compartilhar toda renda adquirida com o novo 'Top Gun'3D.

'Top Gun' narra à história de Maverick (Cruise), um jovem e ambicioso piloto que busca se transformar no melhor comandante de caça para honrar a morte de seu pai.

'Acho que 'Top Gun' se encaixa no formato 3D por sua emocionante luta aérea', disse Hummel.

Além de 'Top Gun', os estúdios de Hollywood devem estrear mais duas conversões em 3D, caso de 'Guerra nas Estrelas Episódio 1: A Ameaça Fantasma', previsto para ser lançado dia 10 de fevereiro de 2012, e 'Titanic', que estreia no dia 6 de abril do mesmo ano. EFE

Aos 87 anos, Doris Day coloca seu álbum entre os mais vendidos no Reino Unido

Londres,- A cantora e atriz americana Doris Day se tornou, aos 87 anos, a artista mais velha a colocar seu último disco entre os dez mais vendidos do Reino Unido, informou nesta segunda-feira a imprensa britânica.

Segundo a Official Charts Company, lista que reúne vários rankings britânicos, o novo trabalho de Doris, intitulado 'My Heart', saltou diretamente para o 9º lugar na lista 62 anos depois de estrear nos Estados Unidos.

Esse novo álbum, o primeiro de Doris Day em 17 anos, foi lançado em 5 de setembro e é uma seleção de gravações remasterizadas nas quais a cantora também canta músicas novas e interpreta temas de bandas como Beach Boys e Lovin' Spoonful.

Nascida em Ohio (EUA), em 1924, Day publicou seu primeiro disco, 'Sentimental Journey', em 1945. O novo álbum inclui, entre outros temas, a canção 'Life Is Just A Bowl Of Cherries', produzido por seu filho Terry Melcher, que faleceu em 2004.

Em agosto de 2009, a cantora britânica Vera Lynn saltou para o 1º lugar da lista dos álbuns mais vendidos do país aos 92 anos, embora tenha obtido o feito com uma coletânea dos melhores sucessos, 'We'll Meet Again - The Very Best Of Vera Lynn'.

O número um da lista divulgada pela Official Charts Company é ocupado por 'Playing In The Shadows', terceiro trabalho do artista britânico de música pop Example. EFE

Rihanna participa de novo álbum do Coldplay

Madri,- A cantora Rihanna participou de 'Princess of China', uma das faixas de 'Mylo Xyloto', quinto disco de estúdio do Coldplay, que lançou nesta segunda-feira outro single, 'Paradise'.

Segundo a gravadora EMI, 'Princess of China' poderá ser baixada gratuitamente pelo iTunes por quem reservar em sua loja virtual o novo álbum, que será lançado em 24 de outubro.

Além de Rihanna, 'Mylo Xyloto' contou com outras importantes participações, como a de Brian Eno e o trabalho dos produtores Markus Dravs, Daniel Green e Rik Simpson.

O novo disco conta com 14 faixas, cujos nomes também foram divulgados pela EMI: 'Mylo Xyloto', 'Hurts Like Heaven', 'Paradise', 'Charlie Brown', 'Us Against The World', 'M.M.I.X.', 'Every Teardrop Is A Waterfall', 'Major Minus', 'U.F.O.', 'Princess of China', 'Up In Flames', 'A Hopeful Transmission', 'Don't Let It Break Your Heart' e 'Up With The Birds'. EFE

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Festival de Toronto recebe roqueiros do U2

Por John McCrank

TORONTO (Reuters) - A banda irlandesa U2 atravessa na quinta-feira o tapete vermelho do Festival Internacional de Cinema de Toronto para a estreia de 'From the Sky Down', primeiro documentário a inaugurar o festival em seus 36 anos de história.

O evento, considerado cada vez mais relevante no mundo do cinema, é visto como o início da temporada de premiações que se estende até o Oscar. Entre os convidados deste ano estão astros como Brad Pitt, George Clooney, Keira Knightley e Glenn Close.

Mas os músicos também têm destaque no festival. A banda Pearl Jam e o artista Neil Young também são temas de documentários na programação, e os músicos Bono e The Edge, do U2, já confirmaram presença na sessão inaugural de quinta-feira.

'From the Sky Down' ('do céu para baixo', em tradução literal) mostra as dificuldades da banda para fazer seu álbum 'Achtung Baby' (1991), considerado uma reviravolta na carreira do grupo depois do enorme sucesso de 'Joshua Tree' (1987) e do menos aclamado 'Rattle and Hum'.

'Eram eles no seu ponto mais alto e no seu ponto mais baixo', disse o diretor Davis Guggenheim à Reuters.

O guitarrista The Edge já havia aparecido em outro documentário de Guggenheim, 'A Todo Volume' (2008), junto com Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Jack White, do White Stripes.

Esse trabalho rendeu a Guggenheim um convite para fazer 'From the Sky Down', um filme nos mesmos moldes de 'The Promise', com Bruce Springsteen, e 'Exile in Main Street', com os Rolling Stones - documentários que revisitam álbuns importantes 20 anos depois.

'Chega uma hora em que é disfuncional não olhar para o passado', diz o vocalista Bono no filme, numa imagem feita neste ano, quando a banda se preparava para tocar pela primeira vez no Festival de Glastonbury.

Tom Hardy, futuro inimigo do Batman, confirma boa fase com filme 'Warrior'

Antonio Martín Guirado.

Los Angeles (EUA.),- Tom Hardy, ator que irá encarnar o próximo inimigo do homem-morcego em 'Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge', estreia nesta sexta-feira nos Estados Unidos o filme 'Warrior', que propõe um olhar íntimo e reflexivo ao mundo das artes marciais mistas.

Hardy é um verdadeiro sobrevivente. O ator inglês vive um momento de ouro em Hollywood, mas, para chegar ao estrelato teve que superar anos de delinqüência, alcoolismo e dependência de drogas.

'Sou extremamente sortudo. Estou contente simplesmente por estar vivo', admitiu o ator londrino de 33 anos em entrevista coletiva.

'No começo da minha carreira experimentei a fama e acabei de bruços em uma clínica de reabilitação. Dez anos depois, estou aqui e não penso em retornar ao passado', acrescentou.

Hardy declarou que precisou aumentar suas dimensões para encarnar Bane, o inimigo de Batman. Embora seja proibido por contrato de falar sobre o filme, o ator não se intimidou ao explicar os motivos que os fazem encarnar personagens durões e malvados.

'Eu sempre julgo meus personagens. Escolho as características que me inspiram e me interessam como ocorreu com Bronson. Encontro coisas que me divertem, que me fazem rir ou que me dão medo, e tento refletir para que as pessoas sintam o mesmo', considerou.

'Bronson' (2008), de Nicolas Winding Refn, é tido como o melhor trabalho de sua carreira, que começou a despontar com papéis na minissérie 'Band of Brothers' (2001) e no filme 'Falcão Negro em Perigo', de Ridley Scott (2001).

Após conseguir grande popularidade ao participar de 'A Origem' (2010), de Christopher Nolan, e agora em 'Warrior', o ator, segundo a crítica especializada, poderia entrar na disputa por vários prêmios com seu personagem Tommy Conlon, um ex-fuzileiro naval.

Após 14 anos longe de casa, Conlon retorna a sua casa com intenção de participar de uma competição de artes marciais mistas e cumprir a promessa feita ao seu companheiro na guerra do Iraque. Para conseguir o objetivo, Conlon pede ajuda ao seu pai e seu ex-treinador.

O filme, dirigido por Gavin O'Connor ('Força Policial'), é estrelado também por Joel Edgerton, Jennifer Morrison e Nick Nolte, também cotado para receber indicações aos prêmios.

'Tínhamos que treinar demais e comer muito frango', brincou Hardy, que praticou boxe, muay thai e jiu-jitsu, e chegou a filmar por até 16 horas seguidas durante as gravações. EFE

Exposição traz centenas fotos para celebrar 10º aniversário de 11/9

Nova York,- Centenas de fotos lembram a partir desta quinta-feira em Nova York o 10º aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, em uma ambiciosa exposição realizada no Centro Internacional de Fotografia (ICP, na sigla em inglês).

'Neste caso, a fotografia serve como uma ferramenta para documentar e como um meio de cura', disse em comunicado o diretor do centro, Willis Hartshorn, ao falar sobre a exposição, que inclui imagens de diferentes perspectivas sobre os ataques terroristas que comoveram o mundo há uma década.

Das cinco partes que compõem a mostra, intitulada 'Remembering 9/11' (Lembrando 11/9, em tradução livre), o diretor destacou a que reúne as fotos que o espanhol Francesc Torres tirou dos elementos que foram retirados dos escombros do World Trade Center, que eram catalogados em um armazém em Nova York.

Vigas metálicas retorcidas, restos de veículos de emergência e cartões de identificação são alguns dos objetos que Torres captou em suas imagens, que mostram 'o triunfo do espírito humano sobre a adversidade', segundo disseram os responsáveis da instituição que encomendou o trabalho que agora será exposto no ICP.

Além disso, a artista espanhola Elena del Rivero é a autora de 'Cedarliberty', uma instalação em vídeo que documenta o estado da área após os atentados a partir de seu estúdio, que ficava em frente ao complexo e que também foi bastante danificado.

A exposição também reúne imagens aéreas feitas por diversos fotógrafos por encomenda dos Bombeiros de Nova York e que são 'um documento privilegiado que mostra a evolução da área durante oito meses', segundo indicou a instituição.

Por outro lado, imagens de Eugene Richards vão mostrar a triste atmosfera na cidade depois dos atentados, com fotos dos diferentes cartazes de desaparecidos que povoaram a cidade, os funerais e os edifícios cobertos de pó após a queda das Torres Gêmeas.

A mostra, que vai até 1º de abril de 2012, se completa com muitos dos objetos que durante semanas fizeram parte dos altares improvisados dedicados aos mortos pela tragédia, assim como com cartas escritas a policiais e bombeiros que participaram do resgate das vítimas. EFE

Feira de tecnologia em Amsterdã explora futuro do setor audiovisual

Amsterdã,- A feira tecnológica IBC abriu nesta quinta-feira suas portas para explorar o futuro da comunicação audiovisual, que passa pela combinação das diferentes tecnologias de transmissão e pela diversificação dos suportes, em um momento onde a televisão perde espaço para internet e a tecnologia móvel.

A ampla oferta de conferências da primeira fase desta feira da indústria das telecomunicações e do audiovisual começou com um fórum sobre as possibilidades que oferece a - ainda não suficientemente desenvolvida - combinação da transmissão por satélite ou cabo com a internet, com o objetivo de dar maior 'eficiência e flexibilidade' ao consumidor.

A tecnologia tridimensional oferece um amplo espectro para melhorar e diversificar as experiências audiovisuais dos consumidores, segundo foi discutido.

Junto às possibilidades tecnológicas puras, a indústria audiovisual está muito interessada em conhecer e desenvolver o que já é uma realidade: que o consumidor tenha acesso aos conteúdos por meio de diferentes suportes, combinando as possibilidades de internet com a televisão ou recebendo conteúdos em seus celulares.

'A televisão se transformou em objeto de decoração nos lares e o consumidor quer sentir sua experiência midiática através de plataformas diferentes, o que exige conteúdo', explicou Steve McCaffery, especialista em comunicação de Motorola Mobility.

Para o diretor no Reino Unido da TwoFour Digital, Paul Tarplee, é preciso observar as novas gerações no momento de estudar o futuro da transmissão audiovisual, porque os mais jovens 'já estão acostumadas a trocar de aparelhos, do console ao celular e do celular às redes sociais'.

Enquanto gerentes e teóricos da comunicação debatiam sobre estes aspectos, se finalizavam os preparativos para a abertura, na sexta-feira, das 13 salas de exposições, nas quais 1,3 mil empresas do setor mostrarão suas últimas novidades até na próxima terça- feira.

Com uma oferta infindável tanto de espaço para exposições quanto de debate, os participantes da IBC não têm outra escolha entre o emaranhado de informação que flui em seu entorno, do que focar muito bem o objetivo de seus interesses.

'Não sei o que a feira vai oferecer exatamente', comentou à Efe um produtor de TV israelense, 'mas estou aqui porque quero ver quais são as últimas tecnologias de internet integradas com a TV'.

Com mais de 48 mil visitantes de 140 países e a presença de cerca de 1 mil jornalistas, esta conferência especializada na indústria midiática, entretenimento e comunicação, realizada desde 1992 em Amsterdã, atenderá à crescente presença de participantes que o fórum experimentou desde sua primeira edição, em 1967 em um hotel de Londres, quando compareceram 32 empresas e 500 conferencistas. EFE

Sokurov entusiasma com 'Fausto' e Friedkin diverte com sangue em Veneza

Alicia García de Francisco.

Veneza (Itália),- A competição oficial do Festival de Veneza apresentou nesta quinta-feira dois filmes extremamente diferentes: uma estética versão de 'Fausto', de Alexander Sokurov, que entusiasmou a plateia, e uma história de humor negro com baixo orçamento de William Friedkin, que provocou gargalhadas.

Apesar dos dois filmes serem bastante potentes, é 'Fausto' o que melhor se encaixa no esquema de um festival como Veneza.

'É impossível imaginar a literatura sem 'Fausto'', um personagem que Sokurov considera uma 'figura viva, humana' e que reflete tudo o que pode acontecer com uma pessoa.

Um 'Fausto' que mostra os pensamentos da vida, do homem e do indivíduo e no qual a natureza é parte essencial de seu ser, explicou Sokurov em entrevista coletiva.

Rodado na Islândia, com atores alemães e falado em alemão, este é um filme com o qual Sokurov quis fechar um ciclo.

'Moloch' (1999), sobre Hitler, 'Taurus' (2001), sobre Lênin, e 'O Sol' (2005), sobre o imperador japonês Hirohito, foram as três primeiras partes de uma tetralogia que o diretor decidiu fazer nos anos 1980 e que termina com 'Fausto', uma figura simbólica com a qual fecha a série de grandes jogadores que perderam a aposta mais importante de suas vidas, nas palavras do cineasta.

E se o filme tem um lado desagradável, não se pode dizer o contrário de 'Killer Joe', a última obra de Friedkin, baseada em um fato real e na qual a violência está presente da primeira à última cena.

Responsável por títulos como 'O Exorcista' (1973), 'Operação França' (1971) e 'Viver e Morrer em Los Angeles' (1985), Friedkin recupera seu lado mais truculento para contar a história de uma família no mínimo surreal.

Chris (Emile Hirsch) discute com sua mãe porque ela roubou parte da cocaína que trafica. Por essa razão, vai em busca de seu pai, divorciado, e o convence a matá-la e, para isso, contratam um policial corrupto conhecido como 'Killer Joe' (Matthew McConaughey).

Com requintes de paródia, atores exagerados e rios de sangue, Friedkin aposta na comédia e acerta no tom absurdo da situação para criar o humor negro que capta a cumplicidade do espectador.

'Muita gente pode achar que não é engraçado', afirmou Friedkin em uma entrevista coletiva na qual não parou de fazer piadas. 'Mas é um filme muito divertido de forma muito obscura. É como quando você escuta um político americano dizer o que vai fazer pelo povo. É muito cômico'. EFE

ESTREIA-Tom Hanks e Julia Roberts retornam em 'Larry Crowne'

SÃO PAULO (Reuters) - A comédia romântica 'Larry Crowne - O amor está de volta' marca vários retornos - o do ator Tom Hanks à direção, 15 anos depois de 'The Wonders - O Sonho não Acabou', além de seu reencontro com Julia Roberts, com quem contracenou em 'Jogos de Poder' (2007). Nos bastidores figura como um dos roteiristas a canadense Nia Vardalos, atriz e roteirista do sucesso 'Casamento Grego' (2002).

Mesmo sendo um poço de bom-mocismo, a história não deixa de cutucar algumas feridas bem à tona no abalado sonho americano, como o desemprego e a voracidade dos bancos locais com os juros das hipotecas.

Os dois problemas caem sobre Larry Crowne (Tom Hanks), um simpático gerente de supermercado, que é o funcionário-modelo do lugar há décadas. O que não o salva de ser sacrificado num corte de vagas da empresa, cometido pelos novos executivos. A alegação: falta de diploma universitário do gerente.

Larry, que não foi à faculdade por estar no serviço militar, fica deprimido. Afinal, tem uma gorda hipoteca para pagar, herança de um divórcio complicado, e cuja solvência fica prejudicada, tanto pelo desemprego, quanto pela negativa da gerente do banco (Rita Wilson) de negociar alternativas em benefício do cliente.

Depois de bater em muitas portas e ser rejeitado em novos empregos por conta de ser cinqüentão, Larry decide tentar a faculdade. Com muita lógica, escolhe estudar economia, encontrando pela frente um professor meio exótico (George Takei, o Sr. Sulu da antiga geração de 'Jornada nas Estrelas'). Mas pior será outra professora, Mercedes Tainot (Julia Roberts).

Professora de oratória, Mercedes é um poço de mau humor e amargura. Está numa crise enorme com o marido (Bryan Cranston) que, além de não fazer nada, vive pendurado em sites pornográficos na internet. Totalmente desanimada com um trabalho nada encorajador e com alunos indiferentes, ela bebe cada vez mais.

Por conta da bebida, ela vive um incidente meio constrangedor com seu aluno Larry -- que, ao contrário do que espera, revela-se um cavalheiro. Evidentemente, o roteiro cria a expectativa de que este romance, em algum momento, possa engrenar.

Porém, quem rouba mesmo a cena, inclusive de Julia Roberts, é a jovem atriz inglesa Gugu Mbatha. Intérprete de Talia, a colega descolada que soluciona o figurino careta de Larry e o introduz em sua turma de amigos, ela dá um banho de beleza e simpatia. Fica difícil tirar os olhos dela.

Outra dupla em quem vale a pena prestar atenção é o prestativo casal de vizinhos de Larry, Lamar (Cedric the Entertainer) e B'Ella (Taraji P. Henson, de 'O Curioso Caso de Benjamin Button'). Os dois se deram bem tocando um lucrativo negócio de tralhas usadas, mostrando o quanto a economia pode reservar o sucesso onde menos se espera.

(Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jota Veloso lança livro em Paris

IG - Lu Lacerda

O baiano Jota Veloso lança livro “Purificação na Madalena”, em Paris, este mês

Com uma programação que inclui exposição fotográfica, noite de forró e trio elétrico com participação de Carlinhos Brown, a Lavage de La Madeleine, em Paris, contará também com o lançamento do livro “Purificação na Madalena”, de autoria do baiano Jota Veloso (a cara do tio Caetano Veloso) em parceria com Luzia Moraes, o trabalho conta a história e casos dos 10 anos da lavagem das escadarias da Igreja de Santa Madalena, inspirada na igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador e da igreja Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, terra de Jota. Os autógrafos acontecem dia 17 de setembro (sábado, um dia antes da lavagem propriamente dita), no Centro Cultural Brasil-França (Galeria d’art François Mansart, 5, rue Paryenne. 75003), às 16h

NY presta homenagem a Valentino por trajetória no mundo da moda

Nova York,- Valentino recebeu nesta quarta-feira uma homenagem dos estilistas nova-iorquinos em reconhecimento à arte de seus desenhos e de sua extensa trajetória profissional do mundo da moda internacional.

O estilista italiano foi homenageado em grande estilo durante uma cerimônia organizada pelo Conselho da Costura do Instituto da Moda de Nova York, que o concedeu um prêmio por toda sua carreira, que em outros anos já foram entregues a Karl Lagerfeld, Dries Van Noten, Isabel Toledo, Alber Elbaz e Ralph Rucci.

'Me sinto abençoado pelo amor que os Estados Unidos mostraram por mim e pelo meu trabalho. Durante anos tive o privilégio de vestir suas mulheres e de ser inspirado por elas', explicou Valentino após receber o prêmio pelas mãos da diretora da Vogue americana, Anna Wintour.

'A arte é a melhor parte da moda para mim', acrescentou o estilista, que é considerado um dos grandes nomes da alta costura e que é conhecido por ter empregado em suas roupas um tom de vermelho muito intenso. Além de todo o glamour, 'Valentino apresentou à moda essa cor vermelha que favorece tanto às mulheres', explicou à Agência Efe uma das integrantes do Conselho da Costura, Yaz Hernández.

Por sua vez, Anna Wintour, não poupou elogios à Valentino durante um almoço no Lincoln Center, no qual os vestidos de festa e os sapatos de salto alto foram o dress code do evento apesar da chuva implacável que caía na cidade.

Na opinião da diretora, Valentino é 'um dos melhores estilistas do mundo' e manteve em suas criações 'este toque de 'La dolce vita' de (Federico) Fellini de uma maneira muito clara, um sentido da vida otimista inclusive em tempos difíceis'.

Valentino Garavani (1932), que também vestiu rainhas, imperatrizes e atrizes, entrou no mundo da moda em 1950, quando era ainda adolescente e se mudou para Paris para estudar. EFE

Novo filme de Meirelles com 'nata' de Hollywood abre festival londrino

BBC Brasil
"Fernando Meirelles (Divulgação)"
O novo filme de Fernando Meirelles, 360, vai abrir a edição deste ano do Festival de Cinema de Londres.

Meirelles trabalha no longa-metragem com nomes renomados de Hollywood - o elenco traz Anthony Hopkins, vencedor de dois Oscars, Rachel Weisz, que venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por outro filme do diretor, O Jardineiro Fiel, e Jude Law. O roteiro é de Peter Morgan, de A Rainha e Frost/Nixon.

O novo filme é uma coprodução entre Grã-Bretanha, Áustria, França e Brasil e é baseado na peça Der Reigen, do austríaco Arthur Schnitzler, autor que inspirou também De Olhos Bem Fechados, de Stanley Kubrick.

O filme traz locações no Rio, Paris, Londres, Viena, Brastislava, Denver e Phoenix e é uma história de amor unindo personagens de diferentes países e de classes sociais distintas.

Segunda participação

Será a segunda vez que um longa do diretor inaugura a mostra de cinema londrino. A primeira foi com O Jardineiro Fiel, em 2005.

A diretora artística do festival, Sandra Cohen, disse que 360 é um filme ''impecável'' e que ''une maestria visual com uma narrativa emocionante e moderna, auxiliada por desempenhos fortes e um elenco esplêndido''.

Meirelles diz ter uma relação afetiva com o festival, uma vez que foi na mostra que o seu Cidade de Deus deu início à sua bem-sucedida carreira internacional, em 2002.

Além da coprodução 360, o Brasil só está representando com outro longa metragem, Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, e dois curtas: Ninjas, de Dennison Ramalho, e Pode Piorar, de João Tenório.

Entre os países latino-americanos, a Argentina participa da mostra com seis longa-metragens e três curtas.

Justin Bieber também fará show extra no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro,- Justin Bieber, que na semana passada anunciou que realizaria um show extra em São Paulo para atender a alta procura por ingressos, também fará uma segunda apresentação no Rio de Janeiro pelo mesmo motivo, informou sua produtora nesta terça-feira.

A etapa brasileira da turnê mundial de Bieber, que inicialmente estava limitada a um show no Rio de Janeiro, outro em São Paulo e um terceiro em Porto Alegre, agora conta com cinco apresentações, devido à enorme expectativa que sua visita gerou entre o público adolescente.

O segundo show será realizado no dia 6 de outubro, no Engenhão, e contará ainda com uma apresentação da banda americana Cobra Starship. Os ingressos serão vendidos na internet a partir de sexta-feira, com preços que variam de R$ 230 a R$ 490. EFE

Lagerfeld e Claudia Schiffer reeditam parceria após 20 anos

Paris, 6 set (EFE).- O estilista Karl Lagerfeld e a modelo Claudia Schiffer reuniram novamente seus conhecimentos do mundo da moda, a última vez havia sido 20 anos antes, para apresentar nesta terça-feira as tendências da coleção outono-inverno (2011-2012) em um editorial de moda nas páginas da revista 'So Figaro'.

Para resumir as tendências da nova temporada de inverno, a dupla escolheu uma forma diferenciada: a revista 'So Figaro', encartada no jornal 'Le Figaro' há dois anos. A publicação é dedicada à moda e ao luxo, procurando ser um 'observatório privilegiado' do setor, explica a editora Anne-Sophie Von Claer.

Em oito fotografias, Lagerfeld e Claudia Schiffer ilustram perfeitamente toda ambivalência e oposições do 'Back to black'. Ou seja, o preto está voltando com muito conceito para essa temporada.

Com alguns modelos inteiramente brancos, verde esmeralda ou com estampas gráficas, Claudia Schiffer aparece sempre loira para criar duas personagens diferentes em cada fotografia. Dior e Empório Armani dividem os modelos vestidos por Claudia Schiffer, que aparece com um chapéu de lã e outro de aba larga. Nas fotos, a modelo aparece vestida de preto, abusando dos detalhes em vermelho e cores geográficas.

São roupas para usar durante o dia, saia até os joelhos com jaqueta de couro; e outro de calças largas de flanela cinza, no estilo masculino, sobre blusa de cor vermelha e caxemira cinza.

Lagerfeld e Claudia Schiffer indicam preto para todas as grandes ocasiões, combinando calças de seda bordada acima dos tornozelos, uma obra do próprio Lagerfeld para Chanel. Para contrastar, saia curta de couro da Givenchy.

Já Saint Laurent propôs uma invasão do branco com vestido longo sem mangas. Na cintura, a peça trazia uma grande prega central. EFE

Rússia reencena batalha para comemorar vitória sobre Napoleão

Por John Bowker

BORODINO, Rússia (Reuters) - Três disparos estrondosos para o ar, unidades da cavalaria galopando pela floresta e vários milhares de expectadores russos berram de felicidade.

A Batalha de Borodino - versão 2011 - começou.

Uma casa de palha em chamas dá a senha para a fase seguinte das manobras, enquanto as tropas francesas sob a direção do imperador Napoleão tomam um ribeirão e tentam afastar seus inimigos russos.

Essa é a reedição anual da Batalha de Borodino, ocorrida em 1812, entre a Rússia e o Exército francês invasor, protagonizada por centenas de atores voluntários e militares entusiasmados em um campo cerca de 120 quilômetros a oeste de Moscou.

A Abertura 1812, de Tchaikovsky, é tocada em alto e bom som pelos alto-falantes, os participantes atiram uns nos outros com fogo de canhão e confrontam-se montados a cavalo.

'Essa foi a nossa grande vitória. Napoleão tinha conquistado o mundo inteiro, com a exceção da Grã-Bretanha', disse o espectador Oleg Ovchinnikov, de 38 anos, que assistia à representação da batalha pela oitava vez.

Historiadores estimam que mais de 250 mil soldados envolveram-se no conflito real, com 70 mil mortes dos dois lados.

Embora se considere que os franceses tenham vencido a batalha, quase dois séculos depois ela passou a ser vista como uma vitória russa - um sucesso comemorado com a reencenação da batalha todos os anos por volta do 7 de setembro.

O custo humano da vitória mostrou-se grande demais para a França. Napoleão pouco depois bateu em retirada, perseguido pelo Exército russo até a fronteira.

'Claro que este é um dia muito importante - essa foi a primeira grande guerra para a Rússia', disse Júlia, de 14 anos, que viajou de Moscou com amigos para assistir à encenação.

A descrição do próprio Napoleão sobre a batalha serve apenas para alimentar o patriotismo russo e o entusiasmo pelo evento: 'Das 50 batalhas que combati, a mais terrível foi ante Moscou. Os franceses mostraram ser vitoriosos por mérito e os russos podem com justiça se chamar de invencíveis', escreveu ele.

(Reportagem de John Bowker)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Romance clássico de Le Carré é adaptado para o cinema

Por Mike Collett-White

VENEZA, Itália (Reuters) - O clássico de espionagem 'O Espião que Sabia Demais', escrito por John Le Carré em 1974, finalmente foi adaptado para a tela grande, com Gary Oldman no papel de George Smiley, que é encarregado de descobrir a 'toupeira' (agente infiltrado) na inteligência britânica.

Assumir esse papel vem com bagagem extra para qualquer ator britânico por causa da interpretação de Alec Guinness do mesmo personagem em uma aclamada série de televisão nos anos 1970.

Le Carré, que aparece brevemente na tela, aconselhou os produtores do filme a escolherem o diretor sueco Tomas Alfredson para adaptar a complicada história de traição para o cinema depois de ver seu filme sobre vampiros 'Let the Right One In'.

Ele disse que Alfredson conseguiu capturar a essência da sua história em pouco mais de duas horas de duração.

Oldman brilha como o taciturno Smiley, que é afastado da inteligência britânica depois que seu chefe ordena uma operação para recrutar um general húngaro, que acaba muito mal. Mas ele logo volta ao mundo de espiões, agentes duplos, falsidades e perigos quando descobre que os soviéticos infiltraram agentes no serviço de inteligência britânico.

Alfredson tenta recriar Londres e o leste europeu dos anos 1970 e explora os artifícios entre as nações e as traições em nível pessoal, mais dolorosas. O elenco inclui John Hurt como o chefe de Smiley, Control, e Colin Firth, Ciaram Hinds, Toby Jones e David Dencik como os quatro espiões que podem estar por trás da traição.

Oldman disse que tentou bloquear a pressão imposta sobre ele pelo desempenho de Guinness na adaptação original.

'Eu tentei não pensar nisso', disse para a Reuters em Veneza, onde o filme é um dos 22 até agora confirmados para disputar o Leão de Ouro.

Questionado sobre o que achava de um filme melancólico que às vezes se arrasta e exige muita atenção da plateia com suas viradas na história, ele respondeu:

'É um filme adulto e você precisa se sentar e precisa ouvir. Eu vou para o cinema e a plateia é muito diferente agora. Gente muito barulhenta. Estão sempre checando seus telefones. Meu filho mais novo, que tem 12 anos, pode assistir a um filme em um iPhone, isso não é estranho para ele. Eu fico assustado.'

(Reportagem de Mike Collett-White)

Freddie Mercury é homenageado pelo Google em seu 65º aniversário

Redação Central, (EFE).- Uma divertida homenagem em forma de animação foi publicada pelo Google ao aniversário de 65 anos de nascimento de Farrokh Bulsara, mais conhecido como Freddie Mercury, que curiosamente, nasceu em Zanzibar.

O site de busca dedica um 'doodle' ao líder da banda Queen e compositor de canções míticas, hinos de muitas gerações, como 'Bohemian Rhapsody', 'Somebody to Love', 'We are the Champions' e 'Barcelona'.

Nascido na Tanzânia e criado na Índia, Mercury demonstrou cedo suas aptidões musicais, primeiro com o piano e mais tarde com a guitarra e a voz. O cantor morreu em 24 de novembro de 1991 por consequência de uma pneumonia, 24 horas após anunciar que tinha Aids.

Aos 25 anos conheceu o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor, que já tocavam juntos, e os convenceu a criarem um projeto experimental chamado Queen, no qual depois entraria o baixista John Deacon e que chegou a vender milhões de discos em todo o mundo.

Com a banda, gravou 12 álbuns, entre eles os bem-sucedidos 'A Kind of Magic' e 'The Miracle', e lançou muitas outras coletâneas. Também se aventurou em projetos solos como 'I Was Born to Love You' e 'Living on my Own'.

Para comemorar seu nascimento, o Google publicou nesta segunda-feira uma animação na qual Mercury, que começa a cantar em cima do palco, protagoniza a história de 'Don't Stop Me Now' transformado em um personagem com a estética característica de um jogo de videogame clássico.

Em 2011, quando se completa ainda o 20º aniversário de sua morte e os 40 anos da formação do Queen, foram iniciados diversos projetos para homenagear Mercury, entre eles um filme sobre sua vida que será protagonizado por Sacha Baron Cohen e uma adaptação para cinema do musical 'We Will Rock You'. EFE

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Al Pacino é homenageado em Veneza, e apresenta seu novo filme

Por Mike Collett-White

VENEZA, Itália (Reuters) - O veterano de Hollywood Al Pacino foi homenageado pelo festival de Veneza neste domingo, com um prêmio especial e a apresentação de seu mais recente projeto de direção, 'Wilde Salomé'.

Mesmo em um evento tão estrelado, onde George Clooney, Gwyneth Paltrow e Madonna passaram pelo tapete vermelho este ano, Pacino levou uma enorme multidão de fãs histéricos e caçadores de autógrafos à ilha Lido.

Ele recebeu o Jaeger Lecoultre Glory pelo Prêmio de Melhor Cineasta em cerimônia de gala.

Wilde Salomé é, em parte, um documentário sobre a encenação do escritor irlandês e poeta Oscar Wilde na peça 'Salomé', estrelando Jessica Chastain, em parte, uma exploração do autor e, em parte, uma versão em filme de Salomé.

Pacino, um dos gigantes do cinema, com oito indicações ao Oscar, incluindo uma que venceu, admitiu ter ficado um pouco confuso sobre que tipo de filme havia feito.

'Eu acho que o que eu tentei fazer foi... criar uma história', disse Pacino aos jornalistas em Veneza, após o filme ter sido exibido à imprensa.

'Mas eu não sei o que é. Eu gosto de dizer que é um documentário porque não é um filme, mas também não é um documentário, então eu também fico confuso.'

O ator de 71 anos disse que fazer filmes para ele mesmo, alguns dos quais ficaram escondido sem nunca serem exibidos, fez com que ele se apaixonasse por cinema anos atrás e se tornasse um ator melhor.

'Assim que eu comecei a fazer meus próprios filmes, eu me tornei mais fácil para os diretores', explicou.

'Pois eu era muito difícil no início. Eu realmente não sabia o meio, eu não sabia quais eram as necessidades de um diretor. Uma vez que eu comecei, a mágica dos filmes entrou na minha vida.'