Veja o que estará em alta na próxima temporada, segundo a WGSN
Andressa Zanandrea, de Belo Horizonte
As tendências para o varejo no verão 2012 foram abordadas durante palestra com a editora-chefe de passarela da WGSN, Jodie Ball, no Minas Trend Preview, nesta quarta-feira (11), em Belo Horizonte (MG). A WGSN é líder mundial online no sistema de pesquisa e análise de tendências de estilo e design. Jodie falou sobre e-commerce, design de lojas, gênero neutro, valorização do vintage, dualidade real x virtual, relação com consumidores e peças que são apostas da temporada. Confira os pontos altos da palestra, por assunto:
E-commerce e vantagens pela internet
Lojas online têm de ter serviços 24 horas, sete dias por semana, para os consumidores. A entrega grátis deve ser obrigatória. "Elas são as novas lojas de conveniência." A compra por dispositivos móveis é uma tendência, como oferecem a French Connection e a Zara.
Pelo Facebook, lojas oferecem aos fãs acesso antecipado a produtos e coleções. Há marcas que estão oferecendo descontos por meio de ações com o uso de localizadores como Foursquare e Gowalla. Os sites de compras coletivas também estão em alta. "Eles tornaram os cupons legais novamente."
Design de lojas físicas
As lojas tem de ser fáceis e convenientes. Um exemplo é a Apple Store de Londres. No Reino Unido estão em alta as que têm um display por produto e visual clean. Nesse cenário, aproveitar a luz natural é uma ótima saída. Os produtos precisam de espaço e os consumidores, respirar. A ideia é minimizar, organizar e categorizar. Assim é possível destacar um produto específico.
Transformar os espaços é o melhor jeito de renovar uma loja, com estruturas temporárias. Estruturas criativas podem atuar como divisores. Com um palco, como o usado na pop up store da Chanel, os consumidores são direcionados, em vez de ficarem olhando a esmo. Fechar uma parte da loja também é uma boa forma de atrair a atenção dos compradores, e criar um espaço separado mais bonito pode fazer com que eles considerem aquele produto mais exclusivo. Do lado de fora, vitrines cobertas, mas com buracos de fechadura, para se espiar, como na Diane von Furstenberg, ou apenas com um retângulo aberto, como na Garoa, em São Paulo, são instigantes para os transeuntes.
Gênero neutro
O "femiman", um terceiro gênero, neutro, tem impactado nas coleções, que trazem roupas que podem ser usadas por homens e mulheres, sem parecerem femininas ou masculinas. Casais trocam looks entre si e criam composições quase idênticas, e não é crossdressing. Os manequins também vêm neutros, sem rosto, e o amibiente onde as peças ficam expostas nas lojas também fica unissex.
Nostalgia em alta
O ano de 2012 será vintage, com referência aos anos 1960 e 1970. A nostalgia e o vintage não se restringem apenas ao design das peças, mas ao todo: o estilo, as cores e as referências de propagandas também evocam isso. O marketing para uma loja vintage, como a Biba, de Londres, é crucial e deve ter a ver com nostalgia, que tem a ver com ar de conforto e familiaridade no ambiente. Há, aliás, uma tendência pela volta da procura pelas grifes, por sua identidade.
A estética das pin-ups estará em alta e os manequins têm mudado do tamanho zero para modelos com mais curvas, seguindo a realidade.
Real x virtual
Misturar real e virtual revoluciona a maneira como as pessoas compram. Deve haver uma continuidade do site, para a campanha, para a loja, que o consumidor possa entender facilmente.
Relação com os consumidores
Incentivar o diálogo com os consumidores e criar espaços para eles compartilharem experiências são tendências. O conteúdo gerado por eles pode influenciar coleções e ações da marca. Além disso, devem ser considerados embaixadores e podem aparecer em campanhas, como fez a Levi's.
Peças que são aposta
Maxissaia, maxivestido, vestido de crochê, macacão, saia jeans midi, colete de motoqueiro, parkas, jogging e chino são as apostas para o verão 2012.
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