Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Virada Cultural deve reunir 4 milhões neste final de semana

Prefeitura promete um evento com menos sujeira; atrações vão de Rita Lee a Misfits e luta-livre
iG São Paulo | 15/04/2011

Danilo Gentili, que fará performance de stand-up comedy na Virada Cultural
Mais limpa e menos alcoólica. São as promessas da Prefeitura de São Paulo para a 7ª edição da Virada Cultural, que acontece neste final de semana (dias 16 e 17 de abril) na capital paulista. Rita Lee, Erasmo Carlos, a volta do RPM, a pesada banda americana Misfits, Paulinho da Viola e Charlie Brown Jr. são alguns dos nomes musicais do evento, que terá ainda palco de stand-up comedy, apresentações de dança, de coss-play e de luta livre, entre outras. (Veja a programação no final do texto.)

Segundo os organizadores, o evento deve receber 4 milhões de pessoas - número igual ao do ano passado. Para tentar manter o Centro da cidade limpo (local que concentra a maioria das atrações), a prefeitura anunciou que vai instalar 4,9 mil novas lixeiras e destacar 3,3 mil agentes de limpeza. No ano passado, foram recolhidas 48 mil toneladas de lixo durante e logo após a Virada.

Sem álcool

Além de limpa, a Prefeitura quer menos gente bebendo álcool. Por isso, nenhuma das barracas armadas nas praças de alimentação, espalhadas pelas ruas do Centro, terão permissão para vender bebidas alcoólicas. Os bares da região poderão vender bebidas somente até a 1h, quando, por lei, são obrigados a fechar as portas. Vendedores ambulantes de qualquer tipo de produto estão proibidos e mil agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) irão fiscalizar as ruas e confiscar as mercadorias não autorizadas.

A prefeitura pretende ainda inibir a comercialização do vinhos em garrafa, que costumam ser vendidos por muitos ambulantes pelas ruas. "No ano passado, fechamos 26 pontos que vendiam esses vinhos, que fazem mal e dependendo da quantidade podem até ser fatais", disse o Secretário Municipal da Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo.

Transporte e alimentação

Uma grande parte do Centro velho será fechada para o trânsito de veículos, e boa parte das linhas de ônibus serão circularizadas. Já o Metrô funcionará ininterruptamente durante as 24 horas da Virada.

Algumas praças de alimentação serão posicionadas na região central da cidade. Terão barracas de pastel, yakissoba, tapioca, caldo de cana, salada de frutas e churros, entre outros alimentos.

Atrações

A Virada Cultural 2011 será aberta com show de Rita Lee, às 18h deste sábado, na praça Júlio Prestes. No mesmo lugar, também se apresentam a veterana banda punk norte-americana Misfits, o músico Edgar Winter e ícones do rock brasileiro nos anos 1980 – Plebe Rude, Blitz e a volta do RPM, com Paulo Ricardo.

No palco Barão de Limeira, KL Jay (DJ dos Racionais MC's) fará um show da festa "011 - SP", que reúne diversos convidados da cena paulistana. No mesmo local, haverá apresentações de Toni Tornado com Don Salvador, Mart'nália, Paulo Miklos e Quinteto em Branco e Preto tocando Noel Rosa. No encerramento, Paulinho da Viola toca com uma orquestra.

No Largo do Arouche, diferentemente de anos anteriores, em que o local sediava shows de brega, tocarão Ritchie, Os Incríveis, A Cor do Som, Marina Lima e Erasmo Carlos, que fecha a programação. O palco da av. São João será dedicado ao reggae, ska e música latina. Dois nomes internacionais estão confirmados: os jamaicanos do Skatalites e o reggae britânico do Steel Pulse.

Entre as novidades, há um palco no Viaduto do Chá exclusivo para humoristas de stand-up comedy. No total, 28 artistas passarão pelo local, entre eles Danilo Gentili e Robson Nunes. No Anhangabaú, será erguido um ringue de luta-livre que vai reunir pugilistas do México e Brasil. O histórico Cine Windsor, no Centro, exibirá durante 24 horas só filmes de Zé Caixão, enquanto o Cine Dom José abrigará filmes-catástrofe – saiba mais sobre a programação nos cinemas. Já a banda Beatles 4ever prepara uma maratona diferente: tocar todas as faixas de todos os discos dos Beatles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário